BANPARÁ BIO 2
Alfabetiza junho

Nova licitação do transporte coletivo pode sair ainda este ano, afirma o titular da SMT

Samuel Alvarenga - 30/09/2019

A Prefeitura de Santarém já iniciou os trabalhos em preparação para um novo processo licitatório do transporte público. A informação foi confirmada na pelo secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Paulo Jesus, ao programa Sinval Ferreira Atende, da Rádio Rural.

 

De acordo com o secretário, é necessário finalizar o processo em curso, cuja empresa Rezende Batista foi a vencedora do certame, mas acabou por não cumprir as normas previstas no edital.

 

"Esse trabalho já está sendo iniciado. Nós trabalhamos com a previsão para que ainda este ano já possamos estar com esse processo publicado e quem sabe até definido. Dependemos dos prazos necessários para publicação do edital, preparação do projeto base para a licitação e outros fatores", informou.

 

Paulo Jesus explicou que algumas propostas serão alteradas em relação ao primeiro processo.

 

"Algo que se avalie que possa de alguma forma dificultar a exequidade do processo. Mas, já estamos trabalhando para que esse processo possa ser realizado o mais rápido possível, porque nós temos observado que o sistema tem piorado ainda mais. Nós temos participado de várias reuniões nos bairros da cidade, com pautas voltadas para o transporte e insatisfação do usuário com o serviço.", argumenta.

 

Frota

 

Durante a entrevista, o secretário ressaltou que a maior dificuldade das empresas que prestam o serviço ao usuário é,  além da qualidade do transporte, o número de veículos disponíveis à população.

 

"O maior problema é a questão do número de ônibus. Eles foram reduzidos em suas operações. A espera aumentou muito mais e além disso os coletivos, em sua maioria, não cumprem seus itinerários. Então é necessário que a gente melhore o sistema do transporte coletivo, primeiro para cumprir uma decisão judicial e, também, para melhoria do serviço, para que o usuário possa ter um sistema que o atenda, sem prejuízos e sem transtornos", pondera.




  • Imprimir
  • E-mail