banpara LCI julho 2024


Governo do Pará homologa situação de emergência nos municípios de Prainha, Terra Santa e Placas

Weldon Luciano - 11/06/2019

O Governador do Pará, Helder Barbalho, homologou nesta terça-feira, 11 de junho, o decreto da situação de emergência encaminhados pelas prefeituras de três municípios do oeste do Estado: Prainha, Terra Santa e Placas. A medida foi tomada em decorrência dos sérios danos provocados pelas fortes chuvas naquela região, considerando que compete ao Governador reconhecer a ocorrência de tais casos e dar os devidos encaminhamentos.

 

Segundo apurou o Portal OESTADONET, os três tiveram suas áreas urbanas atingidas por enxurradas e registram áreas com risco de desabamento por se tratarem de construções erguidas em áreas de encosta, suscetível a deslizamentos. Na área rural, muitas pontes foram danificadas e diversas comunidades ficaram isoladas por conta das estradas vicinais intrafegáveis. As medidas de emergência valem por 180 dias.

 

O Município de Prainha decretou situação de emergência em 15 de abril deste ano. O caso foi verificado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, por meio do Parecer Técnico no 03/2019 elaborado pela 4ª Regional de Defesa Civil (4ª REDEC) em 26 de abril de 2019, constatou-se a gravidade do problema.

 

No dia 22 de abril, a Prefeita Municipal de Placas decretou situação de emergência por meio do Decreto 016/2019. A 5ª Regional de Defesa Civil (5ª REDEC) emitiu parecer técnico no dia 15 de maio.  Em Terra Santa, a prefeitura municipal emitiu o Decreto 016/2019, em 15 de maio de 2019. O Parecer da 4ª REDEC foi emitido em 22 de maio. 




  • Imprimir
  • E-mail