Poupança banpara abril 2024

Adepará cria equipe de emergência fitossanitária da cultura da Soja no Pará

Weldon Luciano - 23/05/2019

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará, (Adepará) criou uma equipe de Emergência Fitossanitária da cultura da Soja. Ela terá a missão de identificar, propor e articular a implementação de ações emergenciais, ágeis e eficazes para contenção das pragas, a fim de assegurar o completo restabelecimento da normalidade produtiva.

 

A medida, publicada no Diário Oficial do Estado, colocará em prática o Programa Estadual Fitossanitário da Cultura da Soja, que estabelece ações e medidas de caráter técnico e administrativo para a prevenção e controle das principais pragas que acometem a cultura da soja, desenvolvida em diversas microrregiões do Pará.

 

Ainda segundo o documento, as ações a serem desenvolvidas pela equipe darão destaque ao combate da praga causadora da ferrugem asiática. Ela será composta por uma Coordenação Geral e uma Equipe de campo que devem mobilizar a infra-estrutura e recursos necessários junto aos setores, promover o fortalecimento e o aperfeiçoamento das ações de prevenção e fiscalização.

 

Ferrugem asiática

 

A doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi,  sendo, hoje, uma das doenças que mais têm preocupado os produtores de soja. O seu principal dano é a desfolha precoce, impedindo a completa formação dos grãos, com consequente redução da produtividade. O nível de dano que a doença pode ocasionar depende do momento em que ela incide na cultura, das condições climáticas favoráveis à sua multiplicação. Os danos podem chegar a cerca de 70%.

 

A doença foi diagnosticada pela primeira vez no Brasil em 2001. Devido à facilidade de disseminação do fungo pelo vento, a doença ocorre em praticamente todas as regiões produtoras de soja do país. De acordo com a Embrapa, o estado do Pará plantou, em 2018, cerca de 450 mil hectares de soja, sendo mais de 200 mil na região Paragominas, principal polo produtor de grãos do estado.




  • Imprimir
  • E-mail