bio banpara abril 2024

Rio Tapajós, em Santarém, atinge 7,22 metros e já ultrapassa cota de alerta em 12 centímetros

Weldon Luciano - 16/04/2019

Bombas de sucção já estão instaladas sobre o cais de arrimo, na avenida Tapajós. - Créditos: Foto: Agência Santarém de Noticias

O rio Tapajós nesta terça-feira, 16 de abril, atingiu a marca dos 7,22 metros em Santarém. O registro aponta que as águas estão 12 centímetros acima da cota de alerta, que foi estabelecida pelas autoridades em 7,10 metros. A informação foi confirmada pela Defesa Civil Municipal que vem realizando o monitoramento diário e desenvolvendo atividades junto à população que vive nas áreas de risco. A mediação é feita de acordo com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Ainda segundo os dados divulgados, a medida está 74 centímetros acima do que foi registrada no mesmo dia em 2018 (6,48 metros) e 50 centímetros abaixo da medida registrada em 2009 (7,72 metros), ano em que a região sofreu com uma das maiores enchentes da história.

 

 O rio Tapajós ultrapassou a marca dos 7 metros e no dia 10 de abril, quando chegou a 7,14 metros. Desde o dia 1 de abril, quando o nível era de 6,92 metros, a dinâmica de subida das águas manteve em alta em rio subiu 30 centímetros só este mês. Alguns trechos da avenida Tapajós já estão sendo inundados, nas proximidades da sede da Capitania Fluvial. Em frente ao Mercado Modelo, a estrutura composta por bombas já está sendo montada.




  • Imprimir
  • E-mail