Alcoa Juruti
El Mexicano 2
churrascaria interno

Ruas que dão acesso à praia do Maracanã, uma das mais frequentadas de Santarém, estão intrafegáveis

Weldon Luciano - 10/04/2019

Rua Angelim com Travessa Araruama, no bairro do Maracanã, em Santarém. -

As ruas do bairro Maracanã, entre elas as que dão acesso à praia, estão intrafegáveis. Das três principais rotas que levam ao balneário, duas estão com problemas graves de infraestrutura, agravados pela intensidade das chuvas. Segundo constatou a reportagem do Portal OESTADONET, em diversos pontos, a cobertura asfáltica está comprometida e os buracos causam transtornos a motoristas e pedestres. Há também o risco de desabamentos devido ao processo de erosão.

 

Na rua Angelim, no cruzamento com a Travessa Araruama, a grande quantidade de água que escorre das ruas do entorno se acumula no perímetro formando uma poça de lama de grandes proporções dificultando a passagem dos veículos, pois quem tenta passar corre o risco de danificar os motor. Os moradores temem a proliferação de doenças como a dengue e a leptospirose.  A enxurrada traz também uma grande quantidade de lixo e sedimentos que se acumulam e encobrem a camada asfáltica. Boa parte da Travessa Araruama já foi tragada pela erosão.

 

A erosão também afeta a Avenida Maracanã, a principal rota utilizada por quem frequenta a praia e por onde circulam alguns ônibus que atendem a população do bairro, e onde existem diversos pontos com problemas. No trecho que vai da sede da Cavalaria da Policia Militar até Travessa Professora Antonieta, a cobertura asfáltica está destruída.

 


Avenida Maracanã com Anisio Farias

 

No cruzamento da via com a rua Anísio Farias há uma sequência de buracos que obrigam motoristas a se arriscarem na contramão, para minimizar o impacto e assim evitar danos nos veículos. Na Anísio Farias, nas proximidades do Residencial Reserva Maracanã, a enxurrada formada pelas chuvas destruiu a rua que agora possui um imenso barranco, além do risco de que pessoas possam cair, o local também oferece risco de desabamentos. Os bueiros da via e boa parte da tubulação está à mostra e caso a ação da erosão continue, em breve a cratera pode atingir a Avenida Maracanã.

 

Buscando alternativas, motoristas estão evitando estas duas rotas citadas e estão utilizando a terceira opção para chegar a praia, que é a Rua E, que cruza o bairro vizinho, Elcione Barbalho. É um trajeto bem maior, porém a rua ainda possui boas condições de uso em sua cobertura asfáltica. 

 

Praia do Maracanã

 

Um dos cartões postais da cidade, a praia do Maracanã é o balneário mais próximo da área urbana, distante cerca de 8 km do centro. Possui estrutura de bares e restaurantes, além de linha de ônibus para atender a população e os turistas.  

 

Nota da Seminfra

 

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), informa que a equipe técnica já esteve no local e que está previsto para essa iniciar ainda esta semana o serviço de terraplanagem na Anysio Farias e seguir para outras vias no bairro.

 


  • Imprimir
  • E-mail