Alcoa Juruti
El Mexicano 2
churrascaria interno

Juiz reconhece limitações do Centro de Perícias e ressalta laudos são fundamentais para andamento de processos da Operação Perfuga

Weldon Luciano - 04/04/2019

Juiz Rômulo Nogueira de Brito reconhece a impórtância do Centro de Perícias Renato Chaves -

A realização das Perícias em documentos e equipamentos apreendidos com os acusados são fundamentais para o andamento dos processos. Em entrevista concedida ao Portal OESTADONET, o juiz Romulo Nogueira Brito, titular da 2ª Vara Criminal, o magistrado ressaltou que a partir das análises dos peritos, será possível obter provas, tanto da defesa quanto da acusação, que devem ser anexadas ao processo.

 

 “O processo iniciou e muitos documentos foram apreendidos com os acusados. Esse material foi para a perícia e o cabe ao perito atestar a autenticidade e do que se trata. O perito tem fé pública, ele que vai dizer como está a situação de determinado documento, maquinário ou  equipamento apreendido”, disse o juiz. Enquanto as partes não desistirem e eu antecipo, que é direito das partes produzirem todas as provas que pretendem e não há nada errado nisto. Se as partes não desistirem dessas provas temos que aguardar porque eu deferi a juntada e a produção delas no processo. Enquanto elas não forem juntadas ao processo, não há como finalizar porque eles só podem ser interrogados quando as provas forem lançados nos autos”, esclareceu o Juiz.

 

Sobre a demora no procedimento que é realizado no Centro de Perícias Cientificas Renato Chaves em Belém, o juiz reconhece as limitações de material e de servidores do órgão e ressaltou a complexidade. “Conheço a situação real do Instituto de Perícias no Pará, que são pessoas extremamente competentes, mas, aparentemente, estão em uma carência terrível de servidores e de peritos. Temos que esperar e por isso estamos aguardando até o momento a análise desse material que se trata de milhares de documentos e informações que eles vão ter que se debruçar para realizar a perícia”, conclui Rômulo Brito.


  • Imprimir
  • E-mail