Verão julho

Justiça determina reintegração de Tinho Fonseca ao cargo de diretor do Instituto Wilson Fonseca

Weldon Luciano - 25/03/2019

O Tribunal de Justiça do Pará determinou nesta segunda-feira, 25 de março, a reintegração do maestro Agostinho da Fonseca ao cargo de diretor do Instituto Wilson Fonseca. O despacho determina a suspensão das medidas cautelares impostas a pedido do Ministério Público do Pará, no dia 25 de outubro de 2018, para que o diretor fosse afastado do cargo sob suspeita de desvios. A informação foi confirmada pelo advogado de defesa de Agostinho Fonseca, o Dr. Kleber Raphael Machado.

 

Ainda segundo a defesa, a decisão correu após a votação dos desembargadores. Por decisão da maioria, no placar de 6 votos a 1, os magistrados decidiram pela reintegração ao cargo. A sentença foi proferida de forma oral e a publicação da decisão deve ocorrer em até 24 horas.

 

Sobre o caso

 

O juiz Romulo Brito, da 2ª Vara Criminal de Santarém, determinou o afastamento do maestro Tinho Fonseca da direção do Instituto Maestro Wilson Fonseca, pelo prazo de 180 dias, inclusive com proibição de manter contato com os integrantes da Banda Sinfônica e proibição de acesso às dependências do Instituto, até ulterior deliberação.

 

O juiz determinou, também, ao diretor, a entrega do cartão e senha que movimenta a conta do Instituto, e deferiu o prazo de 15 dias para que seja eleita nova diretoria. O referido Instituto é beneficiado com recurso público municipal, decorrente da Lei Nº 15.939, de 21.03.1997. A Lei estabeleceu o limite máximo de 50 bolsas e tem como destinatário somente integrantes da Banda Sinfônica.

 

Pelas investigações, pessoas ligadas ao Instituto estariam, em tese, apropriando-se ilegalmente de parte da bolsa cultural, além de contemplar, indevidamente, pessoas estranhas aos integrantes da Banda Sinfônica com esse recurso público.

 

O diretor do Instituto Wilson Fonseca, o maestro José Agostinho da Fonseca Neto negou as acusações de que há irregularidades na gestão. 




  • Imprimir
  • E-mail