Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Carnaval em Santarém: alegria e segurança

Agência Santarém de Notícias - 06/03/2019

Créditos: Fotos: Agência Santarém de Noticias

Folia para todos os gostos com alegria e segurança: um carnaval de paz e diversão. Assim foi o carnaval dos santarenos e turistas, que durante os quatro dias de festa, puderam se divertir na cidade e na vila balneária de Alter do Chão. Para encerrar o grande evento popular, 20 mil pessoas compareceram nesta terça-feira (5) na Praça de Eventos que 'pipocou' com a energia dos brincantes. Nenhuma ocorrência grave foi registrada nos quatro dias de folia.

 

Ao ritmo do Punk e Banda Cintura Fina Elétrica, Ricardão Elétrico e DJ Murilo Gonçalves com arrastão dos blocos Se Liga Ae e Tô Ligado, a população curtiu a noite toda a festa organizada pela Liga Independente de Blocos de Empolgação (Libes) em parceria com a Prefeitura de Santarém, através de suas Secretarias Municipais e órgãos de segurança.

 

 

A atuação integrada dos órgãos foi responsável pela brincadeira com segurança. Mais de 100 militares fizeram parte do efetivo da Polícia Militar com equipes do 3º BPM, 35º BPM e da 1ª Companhia Ambiental na ação da Praça de Eventos. "Está tudo dentro da normalidade, inclusive até abaixo das estatísticas de ocorrências que imaginamos que teriam. É o último dia e os cidadãos estão se comportando. A Polícia Militar vem trabalhando junto aos outros órgãos de segurança pública e os órgãos municipais como a SMT e o conselho de infância e juvenil. À meia noite estamos fazendo uma fiscalização que é o horário que as crianças devem se retirar mesmo com a presença dos pais. Estamos com guarnições da Polícia Militar da cavalaria, da Companhia Independente nas viaturas quatro rodas e duas rodas. Mais de 100 policiais fazendo a segurança externa e as abordagens contra elementos mal intencionados", informou o Sub Comandante da Companhia Independente de Missões Especiais da Polícia Militar Ezaquiel Mourão.

 

"Nós fizemos a festa em dois dias na Praça de Eventos e deu muito certo. Trouxemos mais de 20 mil pessoas todas brincando em segurança. Isso é muito importante. Aproveito para agradecer a Polícia Militar e Civil que tem dado suporte na nossa segurança sendo a população que ganha com isso. Avalio este carnaval como excelente, melhor que o ano passado e ano que vem com certeza será melhor ainda", pontuou o secretário de Cultura Luis Alberto Figueira.

 

 

O prefeito Nélio Aguiar agradeceu a acolhida da população que aceitou o convite do governo municipal e compareceu fervorosamente em todos os dias de festa. Ressaltou que o carnaval 2019 foi de paz e segurança. "Um carnaval sem ocorrências graves, brigas ou tumultos. Recheado de segurança e paz. Essa foi a fórmula do sucesso de mais um carnaval de rua no município, organizado e apoiado pela Prefeitura. Um trabalho conjunto das Secretarias de Cultura, Trânsito, Turismo, Infraestrutura e outras", afirmou Nélio.

 

'Mela-Mela' e 'Cara-Limpa'

 


 

A alegria também foi garantida em Alter do Chão. A tranquilidade costumeira da vila deu lugar a muita empolgação durante a quadra carnavalesca protagonizada pelos turistas, santarenos e naturais da vila. O Carnalter reuniu milhares de foliões que puderam escolher curtir a folia no 'Mela-Mela' na Praça do Çairé, onde a diversão fica por conta da brincadeira com amido de milho; ou ainda no 'Cara Limpa', na Praça 7 de Setembro.

 

Em Alter do Chão, a frente da organização esteve a Agência Distrital e Conselho Comunitário com apoio do governo municipal e Secretarias. Toda a brincadeira também ocorreu na tranquilidade, sem registro de ocorrências graves. De acordo com a Polícia Militar, a festa reuniu no domingo (3), 10 mil foliões no 'Mela-Mela' e 2 mil no carnaval 'Cara Limpa'. Já na segunda-feira (4), 4 mil pessoas estiveram no 'Cara Limpa' e 8 mil no 'Mela-Mela'.

 

 

Folia a noite, contemplação de manhã com as belas praias. Essa combinação atraiu turistas do mundo todo e personalidades brasileiras como o jornalista e apresentador do Esporte Espetacular da Rede Globo Felipe Andreoli e a esposa Rafaela Brittes que escolheram curtir o carnaval na vila. "Todos nós ficamos surpresos com as belezas da Amazônia", disse o apresentador em suas redes sociais.

 

Carnaval democrático

 


 

Durante a quadra carnavalesca, teve brincadeira para todos os gostos e públicos. Além das opções de folia na Praça de Eventos e Alter do Chão, os bairros da cidade também foram coloridos com a criatividade de seus moradores que com fantasias e animação empolgaram os blocos de rua. No bairro Nova República, o "Glicose"; no bairro Laguinho, o "Camaleão"; na Interventoria, "O Linguarudo" e no Aeroporto Velho, o "Porco Elétrico" e "Acarí".

 

Para quem ainda tem muita energia para gastar, nesta quarta-feira (6) há ainda o bloco "Só Fuleragem" que percorrerá os trechos centrais da cidade. A concentração será a partir das 12h (meio dia) na Avenida Galdino Veloso, próximo a Avenida Barão do Rio Branco, Centro.

 

"O carnaval é uma festa de relevância para o país, nós temos dado total apoio em Santarém. Nós respiramos carnaval essa semana e aproveitamos para apoiar todos os bairros que estavam se manifestando como Nova República, Aeroporto Velho, Interventoria, Laguinho e demais. É a democratização da folia carnavalesca para oportunizar diversão aos munícipes que não podem ir aos pontos oficiais do Carnaval", finalizou o secretário de Cultura.

 

 


  • Imprimir
  • E-mail