pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Em Santarém, Semsa estima que pelo menos 5 mil pessoas tenham sido vacinadas contra sarampo

Weldon Luciano - 23/02/2019

A Secretaria Municipal de Saúde em Santarém (Semsa) estima que 5.450 pessoas tenham sido vacinadas na área urbana contra o sarampo. Segundo a Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa) nesta sexta-feira, 22 de fevereiro, todas as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da cidade e planalto estiveram funcionando para vacinar a população, na faixa etária de 1 a 49 anos de idade. Foram disponibilizadas 8 mil doses e outras 2 mil de reserva para eventualidades. Ainda faltam serem totalizados os dados obtidos na zona rural e os números oficiais de toda a campanha só devem ser divulgados na segunda-feira, 25 de fevereiro.

 

Segundo a Divisa, no ano passado foram aplicadas 11.253 doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Foram aplicadas ainda 3.495 doses da vacina Tetra viral que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. As ações de intensificação da vacinação continuam sendo realizadas pelas equipes nas unidades básicas de saúde do município.

 

De acordo com dados Semsa, em Santarém, no ano de 2018, 113 casos foram investigados, sendo que destes, 36 foram confirmados após amostras analisadas. Em 2019, até o mês de fevereiro, 4 casos foram confirmados e outros 6 permanecem sob investigação, aguardando resultado dos exames, que são realizados em Belém.

 

A Semsa confirmou que deve receber ainda da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) outras 5 mil doses até o fim da campanha. O repasse deve ocorrer na semana que vem. 




  • Imprimir
  • E-mail