Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Semtras aponta 64 casos de trabalho infantil registrados em Santarém no ano de 2018 e acompanha 81 este ano

Weldon Luciano - 21/02/2019

Em 2018, o município de Santarém registrou 64 casos de trabalho infantil. Os dados são apontados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). Este ano, sao 81 casos em acompanhamento.

 

Ainda de acordo com a Semtras todos foram identificados e acompanhados por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e pelos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O equipamento público de enfrentamento destas situações também conta com três Conselhos Tutelares, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e uma delegacia especializada.  

 

A maioria dos casos registrados envolvem crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, encontradas vendendo produtos, na companhia dos pais ou desacompanhadas, desempenhando também a função de guardadores de carros ou atuando em atividades braçais, carregando objetos ou produtos em feiras da cidade. O Porto dos Milagres, localizado no bairro Uruará é um ponto onde ocorre uma grande incidência de casos e a Semtras atua de maneira permanente no local com fiscalizações. 

 

Para 2019, a estratégia é aumentar a conscientização promovendo ações que visem o maiores esclarecimentos. Durante o lançamento da Campanha de Enfrentamento ao Trabalho Infantil "Diga NÃO ao Trabalho Infantil. Diga SIM ao futuro com Aprendizagem" que ocorreu quarta-feira, 2º de fevereiro, o poder público municipal confirmou a inclusão de Agentes Comunitários de Saúde na causa.    

 

"Essa campanha será amplamente divulgada e não somente em Santarém. Esse ano vamos ampliar nossas ações com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) que serão capacitados para identificar os casos de trabalho infantil também nas regiões de rios e planalto. Teremos um trabalho anual em vários momentos importantes, como agora no carnaval durante o Çairé no dia 12 de Junho, em que é celebrado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Trabalho Infantil e também no Círio de Nossa Senhora da Conceição", informou Carise Pedroso, coordenadora da equipe das Ações Estratégicas do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepeti).


  • Imprimir
  • E-mail