Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Em Oriximiná, rio Trombetas sobe 21 centímetros nos últimos 4 dias e deve ultrapassar os 6 metros nos próximos dias; Famílias devem ser remanejadas de áreas de risco

Com informações de Márcio Garcia - 12/02/2019

Em Oriximiná, oeste do Pará, o rio Trombetas subiu 21 centímetros nos últimos 4 dias. A informação foi confirmada pela Defesa Civil local que vem monitorando a dinâmica de subida e descida das águas. Nesta terça-feira, 12 de fevereiro o nível atingiu a marca de 5,93 metros e deve ultrapassar os 6 metros nos próximos dias.

 

No domingo, 10 de fevereiro, o rio registrou 5, 85 metros, resultando em 95 centímetros a mais do que em 2018, 37 centímetros a mais do que em 2017 e 27 centímetros acima do que foi registrado em 2009, no mesmo período, quando os rios da região passaram por uma das maiores enchentes da história.  No dia 8 de fevereiro, a medição foi de 5,72 metros.

 

A mediação é feita diariamente de acordo com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e a análise auxilia na tomada de decisões, a fim de orientar e garantir a segurança da população.

 

Apesar da subida acelerada das águas, as autoridades locais apontam que não há a necessidade da decretação de alerta. A cota necessária é de 8,50 metros. Atualmente, produtores rurais estão promovendo a transferência do rebanho da área de várzea para a terra firme para que não sejam pegos de surpresa.  Áreas consideradas de risco continuam sendo monitoradas.

 

Desocupação da área de risco

 

A Defesa Civil Municipal de Oriximiná junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social tem feito o cadastro de famílias que vivem em áreas consideradas inadequada para a moradia, localizadas na Travessa Bela Vista e na Travessa Princesa do Trombetas, no bairro São José Operário II. Esse locais estão na margem esquerda do Rio Trombetas na encosta do morro. No total são mais de 17 famílias que devem ser remanejadas devido ao risco elevado de deslizamento de solo e erosão de terra. 


  • Imprimir
  • E-mail