cartão afinidade banpara abril 2024

Comitê Permanente de Religião de Matriz Africana é constituído no Pará

Weldon Luciano - 30/01/2019

O Governo do Pará, por meio do Conselho Estadual de Segurança Pública (CONSEP) decidiu constituir o Comitê Permanente de Religião de Matriz Africana (CRMA). A finalidade é propor políticas públicas que protejam e defendam a vida de pessoas ameaçadas por motivo de intolerância e racismo religioso. 

 

A medida foi tomada levando em conta o aumento significativo da intolerância religiosa em todo o Brasil e em particular no Pará. A intolerância tem se manifestado em forma de registros de violência contra seguidores de religiões de matriz africana, quebra de imagens sacras, expulsão de adeptos de suas casas e ofensas em redes sociais.

 

De acordo com o documento a iniciativa pretende trabalhar junto a órgãos da administração pública para propor estratégias de segurança e proteção à vida de sacerdotes e sacerdotisas e demais membros vinculados a estrutura de direção e trabalho comunitário das referidas religiões.

 

O Comitê terá participantes de diversos segmentos: Polícia Militar, Civil, Secretaria de Estado de Segurança Púbica (SEGUP), Centro de Estudos e Defesa do Negro no Pará (CEDENPA), Sociedade Paraense da Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representante do Movimento Afro Religioso, escolhidos através de dinâmica própria e demais setores ligados à temática.     




  • Imprimir
  • E-mail