HMS

Santarém registra 95.2 milímetros de chuva nos 10 primeiros dias de 2019

Weldon Luciano - 11/01/2019

Nos 10 primeiros dias de janeiro Santarém já registrou 95.2 milímetros de chuvas. O dado foi disponibilizado pelo site do Instituto Nacional de Metereologia (INMET). O acumulado entre os dias 1º a 9 de janeiro registrou 33.6 milímetros e nesta quinta-feira, 10 de janeiro, houve o maior registro.

Segundo a consulta feita pela equipe de reportagem do Portal OESTADONET feita às 20h na quinta-feira, o décimo dia do ano registrou 61,6 milímetros de precipitação, o dobro do esperado, levando em conta que a estimativa para esta data, segundo os dados fornecidos pelo site clima tempo era de 29 milímetros. A velocidade do vento chegou a 16 km/h.

Ainda de acordo com os dados consultados, o dia com o segundo maior registro de precipitação ocorreu no dia 7 de janeiro. Na ocasião, foram registrados 15,2 milímetros. A previsão feita pelo site clima tempo aponta que na próximas duas semanas é de que chova em Santarém algo em torno de 146 milímetros.

Para esta sexta-feira, 11 de janeiro, de acordo com o Clima Tempo, a previsão é de Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. A máxima é de 31° e a mínima é de 22°. A estimativa é de 29 milímetros de precipitação.

Nível do rio Tapajós

Na primeira semana do ano, o rio Tapajós em Santarém ficou 1 metro acima do nível registrado no mesmo período em 2018. Nesta quarta-feira, 9 de janeiro, atingiu a marca de 4,52 metros. No dia 1 de janeiro, a medição apontou 4,24, o que demonstra um avanço de 28 centímetros só nestes primeiros dias do mês. A dinâmica de subida do rio, comum no período do chamado inverno amazônico, tem sido observada desde o mês de novembro. Naquele mês, o rio obteve a medição de 2,18 metros.

 


  • Imprimir
  • E-mail