bio banpara abril 2024

Demora na retirada da Feira do Tablado e Porto da Tiradentes causa atrasos das obras da orla de Santarém

Weldon Luciano - 14/12/2018

As obras da orla de Santarém que deveriam  ficar prontas em janeiro de 2019 só devem ser entregues em março. De acordo com o que apurou a reportagem do Portal OESTADONET o cronograma sofreu atraso por conta da demora na a retirada da Feira do Tablado e do Porto da Tiradentes, além da dinâmica de subida e descida do nível do rio Tapajós que também influenciaram para que o meta não fosse alcançada. O canteiro passou por vistoria do Ministério da Integração Nacional nesta quinta-feira, 13 de dezembro. Na ocasião, o técnico da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, Alexandre Alves Rocha. A vistoria foi acompanhada pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. 

 

De acordo com a Seminfra, foram executados 72,06% de obra, o que equivale a R$ 51.959.761, 42 de investimento. O valor total da obra é de R$ 72.103.595.26 e a vistoria se deu para acompanhar o andamento dos serviços e assim liberar a última parcela para a conclusão do projeto.

 

 "As equipes estão na área do Porto da Tiradentes, onde está faltando finalizar o aterro e no máximo em 10 dias será finalizado o assentamento das placas no local. Já os píeres estão sendo mobilizados, com bate estaca próximo à Marinha, para assentamento dos tubos, que fazem a defensa do píer flutuante. Vão ser assentados vários tubos perto do píer de 110 m de extensão. Outra meta da obra é a construção das duas casas de bombas, que estão sendo concretadas. Uma casa de bomba, que está localizada em frente à Marinha está mais adiantada. A casa de bomba que está próximo à Tiradentes está demorando um pouco mais por conta do fluxo na via. Dependendo da parte eletromecânica, nos próximos meses as duas casas de bombas já estarão devidamente instaladas", destacou Cleidimar  Augusto, engenheiro da Seminfra.

 

As obras tiveram início em 14 de dezembro de 2017. Por ser de grande porte pode causar alguns transtornos, no entanto é uma obra de prevenção que está sendo executada com qualidade e trabalho bem articulado, com várias frentes de serviço. Em maio, após diversas tentativas frustradas de acordo para a desocupação do local, o juiz Claytonei Passos Ferreira, da Sexta Vara Empresarial de Santarém determinou a retirada imediata da Feira. 

 

Em agosto, diante do descumprimento da ordem judicial, o magistrado autorizou o uso da força policial para que as bancas fossem remanejadas , o que só ocorreu no mês seguinte. A partir daí, o desafio foi avançar a obra na área de influência do Porto da Praça Tiradentes. 

 

Mesmo com a presença de funcionários e maquinários, diversas embarcações atracam no local devido a ausência de outro espaço para o embarque e desembarque, o que prejudica a evolução da obra




  • Imprimir
  • E-mail