Violência interno
Pro refis

Escolas da Seduc iniciam aulas em fevereiro; rede municipal ainda não definiu calendário 2019 em Santarém

Weldon Luciano - 06/12/2018

As redes públicas estadual e municipal de ensino vivem o momento de transição entre os anos letivos de 2018 e 2019. Enquanto as escolas estaduais em Santarém já possuem uma data definida, conforme informou a 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE), para o início do ano de 2019, as municipais ainda aguardam uma definição da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O ano letivo é planejado para conter 200 dias letivos.  

Na rede estadual, o calendário de 2018 encerra no dia 28 de dezembro. Entre os dias 2 e 18 de janeiro será realizada a recuperação. De acordo com a 5ª URE, os 4 dias de paralisação realizados em Santarém durante o estado de greve dos professores já foram repostos em sábados ao longo do ano. A previsão do início do calendário de 2019 é para o dia 11 de fevereiro.

Ainda segundo dados fornecidos pela Seduc, rede estadual no município possui 50 unidades educacionais, levando em conta as escolas e os anexos, ou seja extensões dos educandários na zona rural, reunindo um total de 30 mil alunos, dos quais 80% são do ensino médio e o restante do ensino fundamental.

Na rede pública municipal, segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o ano letivo 2018 se encerra em 28 de dezembro para mais de 63 mil alunos das zonas Urbana, Rios e Planalto, totalizando 411 escolas. O calendário para o próximo ano está em construção, e ainda não há como antecipar a data de retorno das aulas em 2019. Geralmente, ele é elaborado por meio de um acordo entre o Sindicato do Profissionais da Educação em Santarém (Sinprosan) e Prefeitura

Rede particular

Na rede particular de ensino, muitas escolas já encerraram as atividades de 2018 e voltam do recesso antes do fim de janeiro. É o caso do Colégio Santa Clara e do Colégio Dom Amando, que já concluíram o ano letivo nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro, respectivamente. O Dom Amando inicia o calendário de 2019 em 14 de janeiro, enquanto o Santa Clara inicia no dia 21 de janeiro.


  • Imprimir
  • E-mail