Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Aluno do Colégio Dom Amando conquista medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática

Weldon Luciano - 22/11/2018

João Luiz, aluno do Colégio Dom Amando, de Santarém. -

João Luiz Franco Lima, estudante da Sétima Série do Colégio Dom Amando, de Santarém, Oeste do Pará, conquistou medalha de prata na Olímpiada Brasileira de Matemática (OBMEP), ao ficar em décimo terceiro lugar na lista de 75 alunos. Fizeram a prova cerca de 18 milhões de alunos e destes saiu a lista dos 900 melhores estudantes do país.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. Participam dos testes alunos do ensino fundamental e médio, entre 12 e 17 anos de idade.

Entenda a OBMEP

A prova é realizada por meio de duas fases. A primeira teve 20 questões de múltipla escolha e duas horas e meia de duração. Os estudantes têm três tipos diferentes de provas, de acordo com o nível de dificuldade. A primeira fase é eliminatória, e a classificação é feita de acordo com a nota de cada estudante: são classificadas todos os anos as pessoas com as maiores notas até o preenchimento das vagas para a segunda fase.

Já a segunda fase não é eliminatória, mas sim classificatória, e mantém os três níveis da primeira fase. Nessa prova, os alunos têm três horas para responder a seis questões discursivas valendo 120 pontos no total. As medalhas são definidas de acordo com a nota de cada estudante na segunda fase: segundo o regulamento, são previstas 500 medalhas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de até 46.200 menções honrosas.


  • Imprimir
  • E-mail