bio banpara abril 2024

Chineses maiores em energia, com dinheiro do BNDES

Lúcio Flávio Pinto - 20/11/2018

Leilão de linha de transmissão: comemoração dos chineses -

O BNDES anunciou, hoje, que aprovou financiamento de 5,2 bilhões de reais para que a Xingu Rio Transmissora de Energia, empresa pertencente ao grupo chinês State Grid, implante a segunda linha de transmissão de energia da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, ao Rio de Janeiro, no município de Nova Iguaçu, com 2.500 quilômetros de extensão. A primeira linha, também da empresa estatal chinesa, a maior do mundo, já está funcionando desde dezembro do ano passado.


O empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social representa 61% dos investimentos totais do projeto, no valor de R$ 8,5 bilhões. O banco não informou detalhes sobre o contrato, como juros, prazo de carência, garantias ou período de amortização. Mas estimou que sejam criados oito mil empregos diretos e 24 mil indiretos durante a fase de implantação do projeto, em período também não informado. A linha de transmissão atravessará 79 municípios no Pará, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.


A State Grid  construirá essa linha de transmissão, de 800 kV, em Ultra-Alta Tensão, que era inédita no Brasil. Essa tecnologia é mais eficiente para transmissão de grandes quantidades de energia e a grandes distâncias, possibilitando menos perdas. É a mesma tecnologia que aplicou no primeiro bipolo, em corrente contínua.


Essa tecnologia também é interessante do ponto de vista ambiental, por requerer menores áreas de passagem e de supressão vegetal em relação às tecnologias de transmissão convencionais.


O BNDES financiará também investimentos sociais no valor de R$ 12 milhões, na área de influência do projeto, além dos investimentos socioambientais de caráter obrigatório previstos no licenciamento ambiental.


O Grupo State Grid é o maior do setor de energia no mundo. A sua holding no Brasil já é uma das maiores empresas de transmissão do país, transmitindo a energia gerada pela maior hidrelétrica nacional, a de Belo Monte, no rio Xingu. Com a contribuição da poupança nacional.




  • Imprimir
  • E-mail