Violência interno
Pro refis

Santarém é responsável por 38% da movimentação de cargas da CDP em 2018

Weldon Luciano - 08/11/2018

Portão de entrada do porto da CDP em Santarém. -

O Porto de Santarém, oeste do Pará, é responsável por 38% da movimentação de cargas nos portos administrados pela Companhia Docas do Pará (CDP). É o que aponta o relatório da empresa feito com base nos dados coletados até o mês de outubro deste ano.  Ao todo, o levantamento aponta que os terminais de Altamira, Belém, Miramar, Itaituba, Outeiro, Vila do Conde e Santarém movimentaram juntos este ano 19,1 milhões de toneladas. Em 2017, essa movimentação foi de 27,3 milhões.

Santarém, por sua vez, movimentou em 2018 até o momento, algo em torno de 7,4 milhões e pode alcançar a marca atingida em 2017, que foi de 7,9 milhões de toneladas. O maior produto transportado nas operações de embarque e desembarque foi a soja, com aproximadamente 4,7 milhões de toneladas. O milho vem em seguida com 2,3 milhões de toneladas e em terceiro ficam os fertilizantes com 145 mil toneladas. Óleo Diesel, gasolina, variedades e bazar, gás de cozinha, veículos terrestres, produtos de horticultura e querosene de aviação estão entre os produtos transportados.

O mês de março foi considerado o período de maior movimentação, quando foram deslocadas 1,1 milhão de toneladas, seguido pelo mês de maio que registrou a movimentação de 1 milhão de toneladas. O mês de outubro foi o que obteve menor movimento, com o registro de 104 mil toneladas transportadas.  


  • Imprimir
  • E-mail