Violência interno
Pro refis

Eleitor que não votou tem 60 dias para justificar ausência e regularizar situação

Portal OESTADONET - 29/10/2018

Se nestas eleições, você não votou por motivo de trabalho, doença, viagem ou qualquer outro, precisa justificar a ausência em até 60 dias, após o fim de cada turno.

Se não prestar contas com a Justiça Eleitoral por três pleitos consecutivos, você pode perder uma série de direitos como receber salário se for servidor público, tirar passaporte, carteira de identidade, entre outros.

Então, fique atento e justifique sua ausência o mais rápido possível, pois atualmente é bem simples prestar contas com a Justiça Eleitoral.

Nem é preciso sair de casa, você pode acessar o link “Justifica”, acessível tanto no site do TRE- Tribunal Regional Eleitoral do seu estado ou do TSE – Tribunal Superior Eleitoral.

Lá, você preenche o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. Também deve anexar digitalmente o documento que comprova o motivo que você faltou as eleições.

Mas você terá que pagar a multa de R$ 3,51 para ficar quite com a Justiça. Se preferir, pode ir pessoalmente a um cartório eleitoral para justificar a ausência.

Titulo de eleitor, RG e comprovante de endereço são documentos necessários para comprovar o motivo da ausência.

A partir do dia 5 de novembro, em todo o Brasil, o cadastro eleitoral será reaberto, e a Justiça poderá cancelar os títulos dos eleitores que não justificaram a ausência por três pleitos. Atenção, pois cada turno da eleição é considerado um pleito.


  • Imprimir
  • E-mail