Violência interno
Pro refis

Diocese de Santarém e Seminfra analisam construção de rampas para melhorar acessibilidade na praça da Matriz

Weldon Luciano - 29/10/2018

A Diocese de Santarém, oeste do Pará, apresentou para a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), na quarta-feira, 24 de outubro, um projeto de construção de rampas que visam trazer melhorias para a acessibilidade tanto na praça quanto na Catedral. Segundo apurou a reportagem do Portal OESTADONET os técnicos da Seminfra já estiveram no local para fazer os primeiros levantamentos e em seguida será feita uma previsão orçamentária da obra.

Segundo o Bispo Dom Flávio Geovenale, serão feitas uma rampa que vai interligar os espaços da praca da Matriz desde as  avenidas Tapajós e da Siqueira Campos e outra em frente da Lameira Bittencourt além de outras rampas internas. A ideia é que um cadeirante possa passar através ds praça a partir da avenida Tapajós para a Siqueira Campos ou para a Lameira Bittencourt. Todos os degraus serão removidos. A praça ganhará piso tátil.

“A revitalização foi solicitada no ano passado em vista do círio 100 e o prefeito até já tinha se comprometido, mas em vista das dificuldades econômicas em geral não foi possível. Aquilo que se está insistindo, inclusive nos últimos dias os técnicos já estiveram no local, é o acesso e a viabilidade de uso por parte dos cadeirantes com melhorias nas rampas e calçadas, pois são deitas por bloquetes e impedem o acesso de quem é cego ou usa cadeira, atrapalhando enormemente”, diz o Bispo.

Estas intervenções seriam a primeira etapa de uma série de modificações e revitalizações propostas pela Diocese para dar mais comodidade e segurança aos frequentadores destes locais, trabalhando também a inclusão por meio da acessibilidade. Muitos fiéis com necessidades especiais ainda encontram muitas dificuldades para ter acesso as celebrações e eventos, sendo uma preocupação constante da igreja.  


  • Imprimir
  • E-mail