pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Cartórios Eleitorais definem geração de mídias e lacre das urnas eletrônicas para o segundo turno

Weldon Luciano - 16/10/2018

Os Cartórios Eleitorais de Santarém darão início ao processo de geração de mídias que deverão ser usadas nas urnas eleitorais durante o segundo turno. Santarém é composta por três zonas, sendo a 20ª, a 83ª e a 100ª e cada uma tem um cronograma diferenciado: A 104ª e a 83ª realizam o procedimento de geração de mídias no dia 18 de setembro (quinta-feira) e a lacração no dia 22 de outubro (segunda-feira). A 20ª Zona Eleitoral fará a geração de mídias no dia 19 de outubro (sexta-feira) e a lacração das urnas no dia 20 de outubro (sábado).

De acordo com os Cartórios Eleitorais, o procedimento faz parte do tramite legal que as urnas passam até chegar aos locais de votação. A Cerimônia de Geração de Mídias é o momento em que se transfere os dados de município, zona, seção e seus respectivos eleitores, bem como os de todos os candidatos, inclusive suas fotos e informações dos candidatos que têm registros indeferidos e que aguardam julgamento de recursos.

Após esse procedimento, é sorteada uma urna para ser testada, logo é feito o procedimento de lacração. Com isso todas as urnas estarão prontas para serem utilizadas nas eleições, não podendo haver mais nenhuma alteração nelas. Depois de lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, no dia definido para o pleito.

Todos os eleitores vão votar para presidente. Mas em 14 Estados, também haverá votação para governador (Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe). Nesse caso, a ordem de votação é a seguinte: governador e presidente.




  • Imprimir
  • E-mail