Poupança banpara abril 2024

Escolas Municipais devem atualizar dados do Censo Escolar até 10 de outubro

Weldon Luciano - 25/09/2018

Marcos Gentil, assessor pedagógico da Semed -

Segundo dados do Censo escolar de 2017, Santarém registrou 62.449 alunos matriculados na rede municipal de ensino. Em relação aos anos anteriores houve um aumento e o município tem mantido o crescimento. A previsão é de que este número possa ser ainda maior em 2018. Quanto à evasão escolar, Santarém tem apenas 2% do total de matriculados. De acordo com o IDEB, o município atingiu a nota 5.5 para alunos do 5º e 6º, superando a estimativa que era de 5.2.

O censo é o principal instrumento de monitoramento para definição de políticas públicas, sendo utilizada também para compor o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica(IDEB). Por isso, há o cuidado da Secretaria Municipal de Educação (Semed) junto com as escolas da rede municipal de ensino de informar fidedignamente esses dados que compõe o indicador de qualidade medido pelo ministério. O prazo máximo para as retificações encerra no dia 10 de outubro e que haja um número ainda maior de alunos matriculados do que no ano anterior.

“Houve um fechamento inicial e agora uma reabertura no dia 5 de setembro para que as escolas possam fazer as correções que consideram necessárias, em virtude de uma mobilidade de alunos, como transferências de uma unidade para outra, da zona rural para urbana, por exemplo”, diz Marcos Gentil, assessor pedagógico da Semed.

De acordo com a Semed, essa é a última oportunidade de alterações no Sistema Educacenso, que em Santarém foi atualizado entre os meses de maio e agosto. Devem fazer a retificação as escolas que não tenham conseguido declarar durante o período de coleta ou que necessitam corrigir informações. Além disso, escolas que não iniciaram a declaração do Censo também podem fazê-la. As próprias escolas acessam o sistema e podem inserir as informações. A secretaria faz o acompanhamento repassando orientações.

Ainda segundo Marcos Gentil, o Censo Escolar é um dos elementos que compõe o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Os dados coletados este ano influenciarão no balanço que será feito em 2020, além de ajudar a verificar os níveis de evasão escolar e a definir estratégias.

“O censo ajuda a definir o número de turmas, consequentemente o número de professores lotados nestas turmas, define a política do transporte escolar. Permite ao município ter um retrato fiel de como a educação está se desenvolvendo, permitindo aos gestores a elaboração de políticas públicas que possam fortalecer aspectos que o censo sinalize que seja preciso ser melhor observado”, conclui o assessor pedagógico.




  • Imprimir
  • E-mail