pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Região Metropolitana de Santarém terá 35 pontos de transmissão de dados durante a eleição 2018

Weldon Luciano - 31/08/2018

A Região metropolitana de Santarém, composta pelo município, mais Belterra e Mojui dos Campos terá 35 pontos de transmissão de dados durante as eleições de 2018.  De acordo com o cartório eleitoral, o pleito vai envolver 932  seções eleitorais e 3728 mesários que devem passar por treinamento durante o mês de setembro. As  urnas eleitorais já chegaram e devem passar por uma série de testes até o dia da votação.

Após a votação, a retirada de votos das urnas é feita após o uso de uma senha. A urna expele um documento que contém as informações sobre os votos registrados naquela urna. São impressas cinco cópias. Uma fica na porta da seção eleitoral, três são encaminhadas ao cartório eleitoral e a última vai para os representantes dos partidos políticos.

Por fim, os documentos são salvos em uma mídia física (algo comparável a um HD ou pendrive que vem acoplado à urna). Os votos virtuais são, então, encaminhados a um ponto de transmissão de votos.

Todas as informações são transmitidas usando uma VPN, que é uma rede de comunicação privada. Nos Tribunais Regionais Eleitorais, são feitas as verificações de segurança dos votos. Santarém terá 28 pontos de transmissão enquanto Belterra 4 pontos e Mojui dos Campos 3 pontos.

Na 83ª zona eleitoral, o treinamento dos mesários acontece do dia 3 a 7 de setembro. A zona conta com 319 seções, 1.276 mesários e 11 pontos de transmissão de dados. Na 20 ª zona são 316 seções eleitorais, 8 pontos de transmissão e  1.264 mesários que serão treinados do  dia 17 a 21 de setembro. Na 104 ª zona serão 297 seções com 1.188 mesários e 16 pontos de transmissão. O período de treinamento ocorre de 11 a 14 de setembro. 

 

 

Seguindo a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a previsão de que a geração de mídias das urnas ocorra bom dia 19 de setembro e a lacração delas deve ocorrer no dia 28 de setembro. As datas podem sofrer alterações de acordo com o planejamento e definido pelas próprias zonas.  





  • Imprimir
  • E-mail