cartão afinidade banpara abril 2024

Fernando Carneiro, pré-candidato do PSol ao governo, defende descentralização do orçamento estadual paraense

Weldon Luciano - 28/07/2018

Fernando Carneiro e Tatiane Picanço, candidatos do PSol, estiveram em Santarém para lançamento de pré-candidaturas ao governo do Estado -

O pré-candidato ao governo do estado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol) Fernando Carneiro esteve em Santarém, neste sábado (28) para lançar sua candidatura e debater projetos com os candidatos a deputado estadual e federal, além de ouvir reivindicações de correligionários e população em geral. O evento ocorreu na sede do Sindicato do Urbanitários, no bairro Santíssimo.

Fernando Carneiro criticou a concentração de investimentos previstos no orçamento do governo do estado na capital que, segundo o pré-candidato, absorve cerca de 80 por cento dos recursos. Ele prometeu descentralizar o orçamento em benefício da população dos municípios do interior do estado.

Esta é a segunda vez que o historiador se candidata ao cargo de governador do Pará. Atualmente, exerce o segundo mandato como vereador em Belém. 

Para o Baixo Amazonas, Fernando Carneiro destacou que vai incluir em seu plano de governo demandas da região. Ele considera legítimas as reivindicações que estão relacionadas ao abandono local por parte do poder público estadual e destacou que sua companheira de chapa, Tatiane Picanço, foi escolhida com o intuito de trazer mais representatividade não só feminina, como também trazer maior representatividade local.  

“Estamos diante de pré-candidatas a deputadas estaduais e federais, além da nossa co-governadora. Não sei se do ponto de vista legal a gente vai poder usar esta denominação, mas gostaríamos de deixar claro a utilização de um conceito novo, não de hierarquia, mas de parceria. Queremos subverter esta ordem machista, racista, misógina indicando mulheres que são ligadas ao movimento sociais e que trazem um histórico de luta.  Queremos escutar todas as reivindicações, mas logo de cara a gente já assimila algumas, como o grave desrespeito a comunidade ribeirinhas, quilombolas e tradicionais. Nosso compromisso é batalhar na regularização das terras destes povos para garantir a preservação de vida destas pessoas em suas comunidades. Está provado que desenvolvimento a qualquer custo agrava os problemas sociais. Queremos mais incentivo a agricultura familiar. Vamos fazer uma reformulação até mesmo no orçamento do governo do Estado, aonde 80 % dele é destinado para a Belém e a região metropolitana e ver de que forma atender também as outras regiões. A divisão do estado a gente pode discutir e estamos abertos ao diálogo. Não podemos desconsiderar este sentimento que aqui é mais legítimo do que no sul. Os motivos que originaram o separatismo permanecem e vamos ter que quebrar essa lógica de atender somente as necessidades da capital e esquecer o interior que é perversa. Somo preocupados com a vida e com as pessoas de uma maneira geral”, conclui Fernando Carneiro.  

Tatiane Picanço,  pré-candidata a vice-governador, também falou dos desafios da candidatura e ressaltou a importância da representatividade feminina na política. “A proposta surgiu já com esta lógica de co-governadora e achei muito interessante. Temos inúmeras pautas que até hoje a gente não se sentiu contemplado nas disputas que se deram e nos governos que atuaram até o momento. Assumir este compromisso tem o objetivo de ecoar vozes que são atuantes e que ainda não foram ouvidas, que é a pauta das mães, das mulheres, dos povos indígenas. Queremos dialogar de forma mais ampla a nossa própria realidade trabalhando em conjunto”, declara a candidata ao cargo que o PSol denomina de "co-governadora".




  • Imprimir
  • E-mail