Poupança banpara abril 2024

Documentário Tapajós Biodiversidade já ganha às salas de aula

Talita Baena - 19/06/2018

Já está disponível no Youtube o vídeo documentário Tapajós Biodiversidade (https://www.youtube.com/watch?time_continue=1318&v=rtQuzSSdJKM), produzido pela Turma 2018 do Doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSND-Ufopa), nos meses de maio e junho de 2018. Do gênero ambiental, mas que flerta com a comunicação da ciência, o documentário aborda as pesquisas realizadas no âmbito do Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio), Núcleo Regional Santarém. O projeto foi orientado pelo Prof. Luiz Reginaldo Rodrigues, durante a disciplina Biodiversidade, Conservação e Manejo de Ecossistemas.

Saindo dos muros da academia, os doutorandos exibiram o filme pela primeira vez no primeiro evento Open Science de Santarém, que após a exibição do filme, teve a participação da banda Argilas Selvagens. Fábio Lobato, professor do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa esteve presente durante a primeira sessão e no outro dia, já compartilhava a experiência do audiovisual em sala de aula, com os esse tudantes indígenas  da turma de Tecnologias na Formação Básica Indígena.

“Os estudantes assistiram ao filme e depois ocorreu um debate entorno de como o documentário foi feito e eles acharam muito bacana. Também foi explicado o conceito de Open Science de quebrar as barreiras da ciência, e eles também gostaram, eles acham que ciência é para isso, para mudar a vida das pessoas, é isso que eles estão vendo a disciplina de introdução à metodologia científica e também até falaram que já produziram produtos audiovisuais em Alter do Chão. Eles vão mostrar o material em sala e também vão tentar fazer alguns registros audiovisuais relatando as próprias realidades”, conta o prof. Fábio Lobato. 

 


Profa. Lenise, Prof. Luiz Reginaldo (orientador do projeto), prof. Rodrigo
Silva,
vice-coordenador do PPGSND, prof.Toby McGrath, também
professor do Doutorado

 

Movimento mundial

Expirada no chamado de Open Science, que objetiva a abertura dos dados de ciência para a comunidade em geral, em Santarém, a ação tem como foco mostrar, a partir das ações do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), a realidade da pesquisa de campo de dois ecossistemas ambientais da região do Tapajós: as Savanas de Alter do Chão e do Eixo Forte e o sítio de pesquisa do Programa de Grande Escala Biosfera-Atmosfera (LBA) na Amazônia na Floresta Nacional do Tapajós, bem como ressaltar a importância da gestão ambiental eficiente para a preservação e manutenção da biodiversidade da Amazônia.

Evento similiar, denominado de Pint of Science, já ocorreu em mais de 50 cidades brasileira no mês de maio deste ano. Nele, os cientistas trocaram tubos de ensaio por canecas de cerveja e, entre um gole e um petisco, conversaram sobre assuntos como febre amarela, funcionamento do cérebro ou efeito estufa.

Ficha Técnica do Documentário

Produzido por: Aureane Ferreira, Bárbara Viana, Bruno Silva, Clayton Santos, Daniela Bianchi, Jacqueline Bailão, Raphael Fonseca, Talita Baena.

Roteiro: Talita Baena.

Imagens: Talita Baena e Sérgio Gabriel Baena.

Narração: Daniela Bianchi.

Edição e Designe Gráfico: Sérgio Gabriel Baena.

Animação: João Pedro Augusto.




  • Imprimir
  • E-mail