cartão afinidade banpara abril 2024

Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém será instalada na UIPP da Nova República

Portal OESTADONET - 26/04/2018

Créditos: Delegado Riomar Firmino, ex-chefe de polícia civil do Pará. Arquivo

Em entrevista ao Portal OESTADONET, o delegado Rilmar Firmino, confirmou que a Delegacia de Conflitos Agrários (DECA), que Santarém e a região oeste devem ganhar, funcionará provisoriamente na Unidade Integrada Pro Paz do bairro da Nova República.
 
De acordo com Rilmar Firmino, já existem tratativas com o Ministério Público Estadual (MPE) para trabalhar a cessão de um imóvel para a nova unidade da Polícia Civil. Com a implantação da DECA em Santarém, as demandas relacionadas à crimes agrários passam a ser descentralizados de Belém e Marabá.
 
"A gente sabe que os conflitos agrários aqui na região são constantes e hoje a estrutura mais próxima que nós temos é a DECA de Marabá. Graças ao esforço do Governo do Estado, em relação ao aumento do nosso efetivo, nós conseguimos realizar um dos grandes projetos para a região oeste, que era a implantação desta Delegacia", observou Rilmar Firmino.
 
Descentralização
 
Além de Santarém, o município de Altamira também receberá uma unidade para atender a região do Xingú. "É uma delegacia especializada que trata somente de conflitos agrários, às vezes na mediação e também na investigação. A nossa demanda no segundo semestre de 2017 foi alta. Para se ter uma ideia, praticamente a Delegacia de Marabá estava instalada em Anapu, na Transamazônica. Isso sem contar o deslocamento de profissionais de Belém para atender Santarém e Itaituba", reiterou.
 
A Delegacia Especializada de Conflitos Agrários terá equipe completa, a partir de sua instalação, com servidores aprovados no último concurso público para os cargos de delegado, escrivão, investigador e papiloscopista.




  • Imprimir
  • E-mail