Banpará energia solar  julho 2024

Duas organizações sociais participam de licitação para gestão do Hospital Municipal e UPA 24h de Santarém

Portal OESTADONET - 12/01/2018

Deve ser conhecida na próxima semana a organização social vencedora da licitação aberta pela Prefeitura Municipal de Santarém contratação de serviços de gestão hospitalar do Hospital Muncipal de Santarém e UPA 24. Estão concorrendo o Instituto Inovação em Gestão Pública, de Bareri(SP) e  Insituto Panamericano de Gestão, de Goiânia(GO).

O processo de terceirização da administração de hospitais públicos em Santarém começou no dia 3 de agosto de 2017, com a sanção da lei aprovada pela Câmara de Vereadores que autorizou o município a terceirizar a prestação de serviços de saúde.

O prefeito de Santarém Nélio Aguair defende o modelo de gestão de hospitais através de OS. “Hoje temos uma gestão própria que não responde às necessidades da população que procura o Hospital Municipal. Por isso estamos discutindo um novo modelo que já funciona no país há mais de 19 anos, que são as organizações sociais", afirmou.

Além dessa discussão de gestão, que visa melhorar atendimento no Hospital Municipal, o prefeito observa que o município fez gestão junto à Sespa para reduzir o fluxo de pacientes de outros municípios para Santarém. " A Sespa vai aumentar a oferta de hemodialise de 34 para 100 máquinas no Hospital Regional do Baixo-Amazonas, os hospitais de Belterra e Mojui dos Campos estão sendo melhorados, e o hospital de Alenquer vai passar para a administração estadual. O funcionamento efetivo desses hospitais da região vai reduzir o número de pacientes que viriam para Santarém, desafogando o atendimento no Hospital Municipal de Santarém", finalizou Nélio Aguiar.

 

 




  • Imprimir
  • E-mail