Poupança banpara abril 2024

Número de casos de dengue foi reduzido em mais de 80℅ em Santarém, comparado a 2016

Portal OESTADONET - 18/12/2017

Créditos: Sintomas de dengue: Febre, dores de cabeça, atrás dos olhos, nos músculos, além de um cansaço intenso.

O novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2017, consolidado em 24 de novembro, aponta que 4.552 cidades de todo o país fizeram o levantamento, sendo que destes, 2.833 municípios estão com índices satisfatórios, ou seja, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada. 

Dados da Divisão de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Divisa) mostraram que este ano  houve uma redução de mais de 80℅ nos casos de dengue em relação ao ano passado em Santarém.

Em 2016 foram registrados em Santarém, 11 casos de dengue, sendo que, este ano foram apenas 02. O levantamento também mostrou que houve uma ocorrência considerável  chikungunya que tbm é transmitida pelo Aedes aegypti.  Este ano, foram registrados 35 casos de chikungunya e desses, 18 doentes eram moradores do bairro da Matinha.

A cidade é dividida em 10 estrados epidemiológicos, cada um deles compreende de 2 a 7 bairros, sendo que o estrado que compreende os bairros de Cambuquira, Ipanema, São Francisco, Nova República e Matinha foi o único que apresentou índice de alto risco para a doença. O Lira é feito de dois em dois meses e os últimos dados divulgados são referentes ao meses de setembro e outubro deste ano. O resultado do Lira dos meses Novembro e Dezembro só serão divulgados em Janeiro/18.

Alerta no Brasil

Estão em alerta 1.310 municípios, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9% e 409 em risco, com mais de 4% das residências com infestação.

O Mapa da Dengue, como é chamado o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), é um instrumento fundamental para o controle do mosquito. Com base nas informações coletadas, o gestor pode identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do mosquito Aedes aegypti.




  • Imprimir
  • E-mail