cartão afinidade banpara abril 2024

Jader Barbalho e o foro privilegiado

Lúcio Flávio Pinto - 12/12/2017

Créditos: Senador Jader Barbalho(PMDB-PA) quer fim do foro privilegiado, mesmo responde perante o STF a diversos processos.

O senador Jader Barbalho enviou aos quase 600 integrantes do Congresso Nacional cópia da carta que endereçou ao presidente do Senado, Eunício Oliveira, pedindo empenho especial dele para que a emenda constitucional que extingue o foro especial por prerrogativa de função em casos de crimes comuns seja logo votada.

O ex-governador do Pará diz não entender por que os parlamentares já não deliberaram sobre a PEC, em tramitação desde o início de junho. Lembra que dos 55 mil detentores de foro privilegiado, 80% deles integram o Ministério Público e o judiciário, e não o poder legislativo, ao contrário da suposição geral.

Jader se coloca ao lado dos senador Radolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, ao sustentar que esse privilégio "não se encaixa na atual ordem social, jurídica e política do Brasil", devendo ser extinta para que a igualdade entre todos, proclamada pela constituição. se torne realiadde.

O senador poderia aproveitar a oportunidade para esclarecer desde quando ele tem essa opinião sobre o foro privilegiado, que fez deslocarem para o Supremo Tribunal Federal as ações ajuizadas contra ele.




  • Imprimir
  • E-mail