Poupança banpara abril 2024

Jatene é candidato ao Senado

13/10/2017

Créditos: Governador Simão Jatene. Arquivo.

O governador Simão Jatene(PDB) decidiu se candidatar ao Senado Federal nas eleições de 2018. O anúncio, no entanto, será feito somente em março do ano que vem. Até lá, Jatene faz articulações para consolidar sua candidatura junto a lideranças partidárias, incluindo as de oposição.

Ao se definir pela disputa por uma das vagas ao Senado, o governador abre a oportunidade para que o atual senador da legenda, Flexa Ribeiro, - a outra vaga é de Jader Barbalho((PMDB) - dispute o governo do estado pelo PSDB, descartando com isso a possibilidade dos tucanos apoiarem a candidatura do deputado Márcio Miranda(DEM), atual presidente da Assembléia Legislativa.

Segundo um interlocutor que conversou recentemente com Jatene, o governador desistiu de um nome fora do partido para sua sucessão ao sentir a reação contrária ao nome de Márcio Miranda demonstrada pelos prefeitos Manoel Pioneiro, de Ananindeua, e Zenaldo Coutinho.

A opção por Flexa Ribeiro seria uma solução natural, segundo esse interlocutor.

Jatene, segundo outra fonte ouvida pelo Portal OESTADONET, tem procurado manter contatos com lideranças da oposição, que já declararam apoio à candidatura de Hélder Barbalho, pelo PMDB.

Uma dessas lideranças é prefeito de um importante município do Oeste do Pará, que foi recebido recentemente em audiência.

"Fiquei surpreso com o entusiasmo do governador Simão Jatene em se candidatar ao Senado. Ele me disse que está consolidando decisão. Conversou comigo, quis saber se eu tinha candidato ao Senado, independente do candidato ao governo", contou o prefeito ao Portal OESTADONET.

Deslocado da chapa majoritária oficial, Márcio Miranda poderá buscar abrigo na chapa de Hélder Barbalho uma vez que, convidado, o ex-deputado federal e ex-prefeito Lira Maia(DEM), de Santarém, já comunicou que não disputará mais eleições. Seria o segundo nome ao Senado se o DEM se coligar ao PMDB.




  • Imprimir
  • E-mail