pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

CPH realiza licitação para construção de Terminal de Cargas e Passageiros de Santarém

Samuel Alvarenga, Agência Pará - 03/10/2017

Créditos: Área da antiga Tecejuta vai abrigar o termina de cargas e passageiros, no bairro da Prainha. Foto: Agência Pará/Samuel Alvarenga

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH), realiza nesta quarta feira (4), a abertura das propostas de empresas interessadas para a construção do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros do município.

A licitação foi publicada na edição de 30 de agosto de 2017 do Diário Oficial do Estado. O terminal de Santarém será o segundo maior do Pará, com área construída de 3,6 mil metros quadrados, para atender em média 50 mil passageiros por mês.

A nova estrutura portuária vai melhorar as condições de transporte do modal hidroviário não somente em Santarém, mas nos municípios do Baixo Amazonas. O terminal será instalado no bairro da Prainha, na área da antiga fábrica da Tecejuta. A área foi desapropriada e repassada pelo Município ao Estado, por meio de um termo de cooperação técnica assinado entre a Prefeitura e o Governo, no mês de junho.

Estrutura

O terminal terá espaço próprio para embarque e desembarque de passageiros; guichês para venda de passagens; guarda volume; banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais; fraldário; praça de alimentação com 404 lugares; área de espera com 801 lugares; espaço para órgãos intervenientes (Arcon, Juizado, Conselho Tutelar, Sefa, Capitania dos Portos, Receita Federal e Polícia Militar); quiosques de informações e loja; escada rolante e plataforma vertical. Ele contará, também, com área para estacionamento, com 120 vagas para carros, 90 para motos e 60 para bicicletas e terá, ainda, ponto de táxi e paradas para ônibus e micro-ônibus.

A estrutura que será construída terá um píer flutuante com 3.600 m²; oito fingers de atracação (4,00 x 15,00 metros); rampa metálica bi-articulada de 10 x 70 metros, para acesso ao flutuante e passarela em concreto de 2.494 m², com circulação separada entre passageiros e cargas. A estrutura terá capacidade para atracação de 17 embarcações ao mesmo tempo, de maneira organizada.

Investimentos

De acordo com o presidente da CPH, Alexandre Von, os investimentos para a construção do Terminal de Santarém ultrapassam R$ 63 milhões. "Tanto esse recurso, quanto o recurso para a construção de outros seis terminais de menor porte estão garantidos através de um contrato de financiamento que o Estado firmou com a Caixa Econômica Federal", informou.

Além de Santarém, outros seis novos terminais de pequeno porte serão construídos pelo Estado na região oeste do Pará. Um será localizado no distrito portuário de Santana do Tapará, no município de Santarém. Outros cinco terminais serão construídos em Almeirim, Curuá, Faro, Prainha e Terra Santa, cujas licitações estão em andamento.




  • Imprimir
  • E-mail