pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Termina quinta-feria(5) prazo para Reginaldo Campos apresentar defesa à Comissão Processante da Câmara de Vereadores

Portal OESTADONET - 03/10/2017

Créditos: Vereador Reginaldo Campos. Foto: Arquivo

Termina na próxima quinta-feira((5) o prazo para que o vereador Reginaldo Campos(PSC), preso há 57 dias desde a Operação Perfuga, apresente sua defesa à Comissão Processante da Câmara Municipal de Santarém, que foi instituida para apurar se houve quebra de decoro por parte do parlamentar, o que pode ressultar em cassação do mandato, em plenário.

Na segunda-feira(2), a Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará, em apreciação ao habeas corpus liberatório impetrado pela defesa do vereador, com relatoria  do desembargador Ronaldo Valle, decidiu que Reginaldo Campos vai permanecer preso durante a instrução processual da ação penal movida pelo Ministério Público contra o acusado e outras 27 pessoas.

Reginaldo foi denunciado pelo Ministério Público por, supostamente, liderar organizações criminosas com participação de agentes públicos em crimes praticados na Secretaria de Estado de Saúde (no setor de Regulação) e na Câmara de Vereadores de Santarém entre o período de 2015 a 2016.  A defesa de Reginaldo alegou a falta de fundamentação para a manutenção da prisão preventiva, porém, os desembargadores julgadores entenderam que estão presentes os requisitos para a prisão, fundamentada na garantia da instrução criminal e da ordem pública.

Conforme a denúncia, foram vários os crimes praticados relativos ao desvio dos recursos públicos na contratação de “servidores fantasmas” na Câmara Municipal, e crimes consequentes, falsidade ideológica e associação criminosa. O MP também denunciou os supostos crimes cometidos no Setor de Regulação da SESPA, relativos à marcação de consultas/exames, em burla à fila de espera, e em benefício de pessoas determinadas.

O parlamentar, com a cooperação de servidores, favoreceu terceiros em troca de suporte político-partidário, burlando a ordem cronológica da fila, consequentemente passando à frente de outros pacientes. As prisões dos agentes públicos ocorreram na Operação Perfuga, realizada pelo MP.

 




  • Imprimir
  • E-mail