pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Redução de custo e melhora no atendimento são metas da terceirização da gestão de hospitais municipais em Sanatarém

Portal OESTADONET - 03/07/2017

Créditos: Ala do Hospital de Urgência de Goiânia (HUGO). Foto: Divulgação

A secretaria municipal de Saúde de Santarém se espelha na gestão terceirizada no Hospital de Urgência de Goiânia(HUGO), para subsidiar a decisão do prefeito e médico Nélio Aguiar de transferir para uma organização social, com autorização da Câmara de Vereadores, a administração do Hospital Municipal de Santarém, Pronto Socorro Municipal e UPA 24 horas

“Temos exemplos como o Hospital de Urgência de Goiânia que mesmo gastando menos recursos, foi ampliado o número de atendimentos, reduzido a infecção hospitalar, redução da taxa de mortalidade na UTI de 70% para 15 %, atendimento humanizado e o fim da internação de pacientes em macas pelos corredores”, justificou o prefeito de Santarém, em mensagem através de uma rede social.

Mas os dados disponíveis até o momento sobre as despesas de manutenção do HMS, PSM e UPA 24H, na ordem de 5 milhões de reais mensais, não apontam que os gastos irão diminuir com a mudança do sistema de administração como ocorreu em Goiânia. Um dos entraves que se apresentam é que o HMS e sua extensão, o PSM, são hospitais de porta aberta para urgência e emergência de abrangência regional, vocação consolidada há várias décadas.

A manutenção de funcionários efetivos nas mesmas funções que hoje desempenham, cujo rendimento é ineficiente e gera constante reclamações de usurários do SUS, mesmo autorizada por lei, será um teste inicial para o sucesso ou não da transferência de gestão para a iniciativa privada. “Há boicote, espírito de corpo, ineficiência por parte de servidores efetivos que, por possuírem estabilidade, atravacam a melhoria do atendimento e sua humanização. Como uma OS vai contar com servidores viciados? - questiona um ex-dirigente do Hospital Municipal.

Segundo o prefeito Nélio Aguiar, que marcou para esta segunda-feira(3) a sanção da lei da terceirização aprovada pela Câmara de Vereadores, a secretaria municipal de saúde já está fazendo o levantamento dos dados, estipulando metas que serão inseridas para a licitação e o contrato de gestão.




  • Imprimir
  • E-mail