Verão julho

Prefeitura diz que parceria com UNB para análise de água para banho terá custo zero

Portal OESTADONET - 27/04/2017

A respeito da parceria com a Universidade de Brasília (UNB) para os estudos de balneabilidade em praias de Santarém  e Belterra [ matéria publicada na edição de quarta-feira(26) ], a Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias municipais de Turismo e Meio Ambiente esclarece que:

"A Universidade de Brasília (UNB) já desenvolve trabalhos na região voltados para fomento do turismo. A instituição é responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de borracha da Amazônia. Na região, o trabalho é desenvolvido na comunidade Jamaraquá, município de Belterra.

Diante da existência da parceria com a Prefeitura de Santarém, a UNB voluntariamente propôs à Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) a realização de um estudo de balneabilidade no rio Tapajós (praias de Santarém e Belterra) com a intenção de colaborar ainda mais com o turismo regional e somar com as ações de segurança voltadas aos visitantes.

O estudo será realizado a custo zero por parte da Prefeitura de Santarém.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) esclarece que a realização do estudo da UNB não exclui a continuidade na pesquisa de balneabilidade que já é encomendada pela Semma, desde o 2º semestre 2015.

A Semma informa ainda que o convênio com o Laboratório de Biologia Ambiental do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) da Ufopa encerrou no dia 31 de dezembro de 2016. As últimas análises contempladas no contrato foram realizadas nos primeiros meses de 2017.

Para garantir a isonomia de contratação à prestação do serviço, tendo em vista a existência de outros laboratórios no município e região, será aberto processo licitatório para selecionar instituição que realizará o estudo, sendo que a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) também poderá participar do certame licitatório, e caso seja a vencedora, poderá dar continuidade ao monitoramento da qualidade das águas nas praias de Santarém-PA.

A Prefeitura de Santarém reitera que a ação proposta pela a UNB será integrada com envolvimento de Semtur e Semma. O intuito da parceria é somar forças para fortalecer as ações de preservação ambiental e melhorar cada vez mais o turismo na região."

NOTA DA REDAÇÃO:

O portal OESTADONET enviou nova solicitação de informações à assessoria de imprensa da Prefeitura de Santarém sobre a parceria da Semtur com a UNB, pois considera que algumas dúvidas ainda não foram esclarecidas.

LEIA TAMBÉM

Semtur contrata UNB para atestar qualidade do banho em praias de Santarém. Estudo era feito pela UFOPA, em parceria com Semma




  • Imprimir
  • E-mail