banpara LCI julho 2024
Verão julho

Mina de ouro ameaça Xingu

Lúcio Flávio Pinto - 11/07/2016

A Defensoria Pública da União se instalou em Altamira em consequência das “violações decorrentes da construção da usina de Belo Monte, que impactou o meio ambiente e o modo de vida dos ribeirinhos e populações indígenas”, segundo o seu representante local, Ben-Hur Cunha.

A hidrelétrica já é fato consumado, mas há agora outro problema. A 14 quilômetros da barragem e nas proximidades de terras indígenas, a multinacional canadense Belo Sun Mineração, através da sua subsidiária no Brasil, está instalando uma mina de ouro, nas mesmas margens do rio Xingu, com o risco de prejudicar a população local e o meio ambiente.

O projeto da Belo Sun Mineração, chamado de Volta Grande, conseguiu a licença prévia, primeira etapa do licenciamento ambiental, em fevereiro de 2014. A autorização foi concedida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado.

“A concessão leva em consideração a concepção da viabilidade ambiental do empreendimento, a aprovação do estudo de impacto ambiental e do relatório de impacto ambiental, além da realização de duas audiências públicas, que contaram com cerca de 2 mil participantes, entre moradores e autoridades. A empresa promoveu, ainda, mais de 80 encontros, com 1,5 mil pessoas, para levar informações detalhadas sobre o empreendimento”, respondeu a companhia em nota à DPU, através de nota enviada à imprensa.

A mina na Volta Grande do Xingu, com investimento de 1,5 bilhão de reais (5% do custo de Belo Monte), deverá produzir seis toneladas de ouro por ano, com vida útil estimada de 17 anos. Durante a fase de construção, segundo a mineradora, serão criados aproximadamente cinco mil postos de trabalho. Quando a mina estiver operando, esse número cairá para três mil vagas, entre trabalhadores diretos e indiretos.

Para entrar em operação, a empresa depende agora da licença de instalação. Parece que o andamento do processo segue um ritmo mais “vivace” do que o da hidrelétrica.

 




  • Imprimir
  • E-mail