cartão afinidade banpara abril 2024

Governador defende, em Brasília, que recursos de ferrovias fiquem no Pará

Agência Pará - 19/02/2019

Em Brasília, o governador Helder Barbalho reuniu-se, por volta de 12h30, com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia. Ela é relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.991, proposta pela Procuradoria Geral da República e referente à Lei Federal nº 13.448/ 2017, que tornou possível a prorrogação antecipada das concessões nos setores rodoviário, portuário e ferroviário.

 

O tema da reunião foi justamente a renovação antecipada dos contratos de concessão de ferrovias destinados à Vale, como é o caso da ferrovia Carajás, localizada no Pará, e as compensações pela renovação da concessão. Para o governador Helder Barbalho, é inadmissível que esses investimentos sejam levados para outros Estados, como o governo federal quer, com construção de uma nova ferrovia entre Goiás e Mato Grosso, a chamada Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

 

“Demonstrei para a ministra o desejo do Governo do Pará de debater o assunto, de discutir o modelo adequado que possa gerir esses recursos. Mas, mais do que isso, deixei claro que não concordamos e não aceitamos que os valores oriundos dessa concessão sejam investidos em outros Estados. Queremos que esses recursos venham para o Pará e possam integrar o nosso Estado ao sistema ferroviário nacional, tornando-o mais competitivo e interligando as diferentes regiões do nosso território”, explicou o chefe do Executivo estadual.

 

A ADI, com pedido de medida cautelar, posiciona-se contra artigos constitucionais que estabelecem critérios para a prorrogação antecipada de contratos de concessão de ferrovia.  




  • Imprimir
  • E-mail