Banpara energia solar


Empresa de São Paulo vence licitação para videomonitoramento e gestão de mobilidade urbana em Santarém

Portal OESTADONET - 10/08/2023

Créditos: Imagem ilustrativa

A empresa Mobit – Mobilidade, Iluminação e Tecnologia Ltda., com sede em São Paulo, venceu a licitação da Prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, para a implementação de uma plataforma de videomonitoramento e gestão de mobilidade urbana. A abertura das propostas aconteceu na última segunda-feira (7). O resultado depende, ainda, de adjudicação, que no âmbito administrativo significa a concessão ou atribuição de direito da realização de obras ao vencedor de uma concorrência, mediante a realização de uma licitação.

 

De acordo com o edital, a empresa vencedora do certame ficará responsável pelo Lote 001 pelo fornecimento de equipamentos fixos de fiscalização eletrônica, câmeras de videomonitoramento, equipamentos de pesagem, pesagem, iluminação de faixa de pedestre, talonário eletrônico, além de implantação do Centro de Controle e Operações e o do sistema de processamento de dados. 

 

O contrato global desta licitação é de 12 meses com um orçamento total de R$ 29.983.482,12.

 

O processo será encaminhado para a adjudicação e, após isso, o nome da vencedora deverá ser anunciado pelo prefeito Nélio Aguiar.

 

O objetivo do serviço é aumentar a fiscalização no trânsito e ajudar a reduzir os elevados índices de acidentes no município. 

 

A partir da contratação da empresa para iniciar a implantação de soluções tecnológicas integradas de monitoramento do trânsito, o município dá o pontapé inicial aos conceitos definidos no Programa Cidades Sustentáveis (PCS). Em 2021, o prefeito Nélio Aguiar assinou a carta compromisso com o PCS, reforçando o engajamento para a construção de uma cidade economicamente sustentável. 

 

A Prefeitura pretende investir na aquisição de equipamentos de monitoramento de trânsito e implementar um controle automático da fiscalização de infrações de trânsito, permitindo, ainda, a municipalidade acompanhar a evolução do trânsito da cidade, avaliando por meio de análise dos diversos dados oriundos dos equipamentos e sistemas, as capacidades viárias, cicloviárias e ainda os fluxos de pedestres em suas faixas, permitindo melhor reagir às constantes mudanças típicas da dinâmica das cidades.

 

Serão implantadas também luminárias a base de leds para iluminação de faixa de pedestre, contribuindo cada vez mais com a segurança dos cidadãos.

 

O Programa Cidades Sustentáveis é uma agenda de sustentabilidade urbana alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). Tal compromisso contempla os 12 eixos temáticos do PCS e os 17 ODS da ONU.

 

O PCS estimula a melhoria no desenvolvimento humano e social, bem como proporciona o aumento da qualidade de vida dos cidadãos que ali residem.




  • Imprimir
  • E-mail