pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Sargento Gildson da PM é denunciado pela Promotoria de Santarém por mais um homicídio

Portal OESTADONET - 08/09/2021

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), denunciou, no último dia 27 de agosto, o sargento afastado da Polícia Militar Gildson dos Santos Soares por mais um crime de homicídio. O juiz Gabriel Veloso recebeu a denúncia na última sexta-feira (3). Desta   vez, o militar foi denunciado pela morte de Antônio Márcio Navarra, morto a tiros no dia 14 de janeiro, na rua Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santarenzinho, em Santarém, no oeste do Pará. A vítima foi morta a tiros disparados pelo sargento, que estava de carona em uma motocicleta, junto com um comparsa, ainda não identificado. 

 

Na nova denúncia oferecida pelo MP contra o sargento, o promotor de Justiça, Diego Libardi Rodrigues, titular da 5ª Promotoria do Tribunal do Júri e Entorpecentes de Santarém, que responde também pela 4ª Promotoria de Justiça, narra os detalhes do crime praticado pelo militar. 

 

Nos autos constam que no dia 14 de janeiro de 2014, por volta das 23 horas, Gildson, identificado pelo MP pela alcunha de 'Cascata', estava de carona numa motocicleta modelo Titan, de cor preta, abordou a vítima, Antônio Márcio Navarra, que caminhava pela rua Nossa Senhora do Rosário, no bairro Santarenzinho. 

 

O sargento da PM chamou pelo nome da vítima e efetuou um tiro à queima-roupa contra a vítima, acertando-o no abdômen. Em seguida, gritou: "Pega essa, filho da puta!" e disparou mais cinco vezes contra a vítima, que estava caída no chão. Os criminosos fugiram após os disparos. A vítima foi socorrida por populares e levada para o pronto socorro, onde morreu no dia 17 em decorrência dos ferimentos causados pelo tiro. 

 

Ainda segundo constam nos autos, no dia 13 de outubro de 2013, Márcio e Gildson participaram de uma audiência de instrução, cujo processo apurava as circunstâncias da morte do irmão da vítima, de nome Davi. Enquanto aguardavam fora da sala de audiência, Gildson e Márcio se desentenderam e o sargento da PM ameaçou Márcio dizendo: "Toma cuidado! A gente se encontra por aí!".

 

Neste mesmo dia, Márcio foi à casa da irmã, Raldeth Martin Santos, e contou pra ela que teria sido novamente ameaçado de morte por Gildson. Passado o crime, já no hospital, a vítima confirmou à irmã que foi Gildson quem efetuo os disparos contra ele.

 

Para o promotor Diego Libardi Rodrigues, o crime praticado pelo sargento Gildson ocorreu por razão banal, sem chances de defesa à vítima. 

 

"Pelo exposto, o MP requer à Vossa Excelência, que receba a presente denúncia e ordene a citação do denunciado para responder à acusação formulada, no prazo de dez dias", diz o promotor na denúncia encaminhada à 3ª Vara Criminal de Santarém.

 

Gilson dos Santos Soares está preso preventivamente, em Belém, por decisão do juiz Gabriel Veloso de Araújo, da 3ª Vara Criminal da Comarca de Santarém. Ele responde por vários crimes, inclusive pela morte de Sônia da Silva Viana, e a tentativa de homicídio contra cinco pessoas. Esses crimes ocorreram no dia 28 de junho de 2018, quando as vítimas se encontravam no interior de um veículo, na rodovia Fernando Guilhon, em Santarém.

 

O sargento da Polícia Militar também é acusado por crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas, além de estar envolvido em um suposto crime de corrupção no Batalhão Ambiental de Santarém juntamente com a ex-comandante da corporação, coronel Keyla Leal Rocha, por supostas venda de vaga para a 1ª Companhia de Policiamento Ambiental (CIPAMb), ameaças de morte, assédio moral, falsificação de documentos e tortura. 

 

Pelo possível envolvimento dele nesse caso, Gildson também cumpre prisão preventiva decretada pelo juiz militar, Lucas do Carmo de Jesus.




  • Imprimir
  • E-mail