banpara LCI julho 2024


Impactos causados pelo uso de agrotóxicos será alvo de investigação do MPPA no município de Belterra

Weldon Luciano - 08/08/2019

Promotota de Justiça Lilian Braga - Créditos: Arquivo/Divulgação

O Ministério Público do Pará (MPPA) tornou público a instauração do Procedimento Administrativo n.º 008891-031/2019. O objetivo é apurar os impactos causados pelo uso de agrotóxicos e seus derivados à saúde de moradores das comunidade rurais do município de Belterra. A medida, divulgada no diário Oficial desta quarta-feira, 7 de agosto, é assinada pela Promotora de Justiça Lílian Braga, titular da 8ª Promotoria.  

 

Segundo apurou o Portal OESTADONET, o MPPA tem recebido diversas denúncias sobre os efeitos causados pelos agrotóxicos. O uso deste tipo de produto nas lavouras de grãos como a soja e o milho tem afetado a qualidade vida de moradores. Mananciais responsáveis pelo abastecimento de água em muitos pontos podem estar contaminados. Estudos devem ser feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC) e acadêmicos da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).  

 

A contaminação tem afetado também a cadeia produtiva do mel. Os agrotóxicos acabam atingindo as áreas de mata onde as abelhas se reproduzem ou são criadas afetando seriamente os produtores nos últimos 20 anos. O uso indiscriminado também é prejudicial à saúde humana podendo causar diversas doenças, incluindo o câncer.     




  • Imprimir
  • E-mail