CTA detectou 85 novos casos de Sífilis em Santarém durante campanha Julho Amarelo; Quase 3 casos por dia
O Centro de Aconselhamento e Testagem (CTA) em Santarém detectou 85 novos casos de Sífilis durante as ações realizadas pela Campanha Julho Amarelo, quase 3 casos diagnosticados por dia. O dado é superior até mesmo ao índice de HIV, que registrou 25 novos casos no mesmo período, com média estimada de quase um caso por dia. O levantamento feito aponta ainda 11 casos de Hepatite B e 6 casos de Hepatite C.
“Por mais que a gente foque na Hepatite, há uma preocupação também com as demais doenças. Procuramos trabalhar com o exames todos juntos, além da orientação que tem como objetivo a prevenção. Todas acabam sendo doenças silenciosas e, geralmente, quando se manifestam já estão em um estágio avançado. Ficamos preocupados porque ainda é uma parcela muito pequena da população que procura fazer os testes e uma grande quantidade de casos registrados”, analisa Dayane Lima, titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A Semsa informou ainda que durante a campanha foram realizados 5.014 testes rápidos e distribuídos 12 mil preservativos. O CTA percorreu lugares de grande concentração de pessoas como a rodoviária, praças e até mesmo o Centro Comercial da cidade.
As pessoas diagnosticadas passam a ter todo o acompanhamento pelo CTA, que tem uma equipe multiprofissional com médicosinfectologistas, psicólogos além de um acesso ao tratamento com acompanhamento clínico, médico e laboratorial.


