pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Setur aposta em Centro de Convenções para assegurar Santarém como roteiro turístico de eventos

Weldon Luciano - 28/06/2019

André Dias, secretário estado de turismo -

A Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) aposta na construção do Centro de Convenções para assegurar Santarém como roteiro turístico de eventos. A proposta foi citada pelo titular da pasta, André Dias, durante entrevista concedida ao Portal OESTADONET na reunião do reunião do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI). De acordo cm o secretário, a ideia é proporcionar uma alternativa a mais na cidade para atrair mais turistas. Com a conclusão do projeto, Santarém se consolida como polo apto a receber grandes eventos fora da capital, abrindo novas oportunidades.

 

“A gente sabe que o turismo de eventos movimenta muitas pessoas e o  Centro de Convenções vai ser um imã para atrair cada vez mais pessoas para a cidade. Santarém já é um polo bastante movimentado e a ideia é inserir cada vez mais a cidade no contexto turístico com essa opção a mais para que se tenha um número maior de visitantes”, declarou André Dias.

 

O secretário ressaltou ainda que não há uma data definida para o início das obras e que o projeto aguarda ainda que o município libere uma área para que então o Governo do Estado dê prosseguimento ao processo. “A prefeitura vai indicar qual é a área, que precisa ser cedida ao Estado para pode ser feito a obra”, disse André.

 

O Centro de Convenções de Santarém é o primeiro empreendimento desse porte a ser construído no oeste do Pará. Será importante para atividades de cunho acadêmico. O município é sede da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e diversos eventos poderão ser realizados no novo espaço. A obra estaria orçada em mais de R$ 32 milhões.

 

Definição do Terreno

 

Segundo apurou a reportagem, o Centro de Convenções deve ser construído as margens da rodovia Fernando Guilhon, em Santarém. O projeto que está engavetado há anos pode sair do papel se o acordo entre o Ministério Público Federal (MPF) e a Sisa Salvação Empreendimentos que viabilizaram a retomada das obras do Residencial Cidade Jardim seja cumprido.

 

Caso decisões de processos de reintegrações de posse sobre terrenos localizados nas proximidades da área do Juá que tramitam na Justiça Estadual, sejam favoráveis à empresa, um deles deve ser cedido ao Governo do Estado para viabilizar o empreendimento.   

 

Segundo o acordo homologado na Justiça Federal, em abril deste ano, a cláusula quinta, determina que a área a ser doada possui 18,4138 hectares e está localizada às margens do Lago Juá, próximo ao aeroporto de Santarém, o que é considerado ideal para o projeto. 




  • Imprimir
  • E-mail