pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Audiência Pública debaterá preservação do Patrimônio Cultural de Óbidos

Weldon Luciano - 05/06/2019

Créditos: Amazônia Acontece

O Ministério da Cidadania, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Prefeitura do Município de Óbidos, no Oeste do Pará, realizam na quinta-feira, 6 de junho, uma audiência pública para debater a preservação do Patrimônio Cultural local. O evento acontece no Centro de Cultura, sediado nas dependências do Quartel General Gurjão, no centro da cidade, a partir das 19h. O objetivo é ouvir a sociedade e traçar metas de preservação.

 

LEIA TAMBE´M: MPF recomenda campanha de preservação do patrimônio artístico e cultural de Óbidos -

 

De acordo com um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Cultura, Óbidos possui um do maiores complexos históricos e arquitetônicos da região norte com mais de 50 prédios que estão passando por um processo de tombamento municipal, onde o departamento de engenharia vem identificando esses locais e que tipos de intervenções eles necessitam.

 

O poder público tem buscado alternativas, entre elas, apoio técnico da Secretaria Estadual de Cultura (Secult). Fundada há 321 anos, Óbidos abriga casarões do século XVII. Das construções destacam-se edificações e casas residenciais e comerciais de arquitetura colonial portuguesa no centro da cidade. Os bens tombados pelo Iphan são o Forte Pauxis e os vestígios do Forte Serra da Escama e o quartel General Gurjão.

 

A cidade também possui manifestações culturais muito fortes. Destaque para o Carnapauxis, um dos maiores carnavais de rua do Estado que reúne mais de 100 mil foliões e a festividade de Santana, padroeira da cidade, que acontece no mês de julho e reúne milhares de fiéis. 





  • Imprimir
  • E-mail