cartão afinidade banpara abril 2024

Diretor do IPG deu plantão na UPA; médicos deixaram de cumprir escala desde segunda-feira

Weldon Luciano - 23/04/2019

Atendimento na UPA 24H, nesta terça-feira, ocorreu de 07h00 às 10h30. -

A paralisação dos médicos de uma empresa contratada para realizar os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) completou 24 horas nesta terça-feira, 23 de abril. Os profissionais suspenderam os atendimentos alegando salários em atraso, redução salarial, redução da equipe, sobrecarga de jornada.

 

Segundo a direção do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), que administra o Hospital Municipal de Santarém e a UPA 24H, "o caso é uma retaliação à auditoria interna realizada pelo IPG dentro da Unidade onde foram constatadas diversas irregularidades, como: escalas duplicadas, recusa em bater o ponto de frequência, plantões assinados e que na prática não foram realizados, mesmo profissional médico recebendo por duas funções ao mesmo tempo.  Ressaltamos ainda que não existem pagamentos atrasados por parte do IPG".

 

Uma reunião entre os médicos e Instituto Panamericano de Gestão (IPG) na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que está sendo realizada desde o final da manhã, deve apontar soluções para o caso.

 

Durante a manhã, apenas dois médicos estiveram foram trabalhar na UPA, quando o normal seriam 5 deles para atender a demanda, como constava no contrato cujo encerramento foi anunciado pelos médicos.

 

A equipe de reportagem do Portal OESTADONET esteve na UPA  nesse período e constatou que  o fluxo de pacientes  era baixo e as informações obtidas na recepção foram desencontradas. Inicialmente foi repassado que havia apenas dois médicos atendendo, sendo o cirurgião Dr. Vinicius Salvino, que faz parte da empresa e que estava acompanhando um paciente grave na área vermelha, além do Dr. Itamar Júnior, que é clínico geral e diretor do IPG, que estava atendendo os demais pacientes. Alguns minutos depois quando tentamos falar com o Dr. Itamar, fomos informados de que ele não estava mais e havia seguido para a reunião.

 

A  assessoria de comunicação do Instituto confirmou que o atendimento ocorreu das 7 às 10h30. Após o horário citado, pelo menos duas pessoas deixaram de ser atendidas e foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Santarém (HMS): uma criança de 4 anos, que aparentemente estava com febre e um senhor de aproximadamente 50 anos, vítima de acidente de moto 

 

Acompanhamento do MPPA

 

Em relação à paralisação de médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a 8ª Promotoria de Justiça da Saúde e Educação de Santarém, por meio da titular Lilian Braga, informou que está acompanhando o caso e nesta terça-feira (23), oficiou à Secretaria Municipal de Saúde requisitando informações, e ao Instituto Panamericano de Gestão (IPG), para que informe quais são as empresas médicas prestadoras de serviço 24h.

 

Nota da prefeitura

 

A prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que está acompanhando de perto o problema e vem cobrando do Instituto Panamericano de Gestão (IPG), empresa que administra o HMS e a UPA 24h, uma solução para a regularização, o quanto antes, do serviço de atendimento médico na unidade de saúde, evitando prejuízos na assistência aos usuários. Além disso, vem acompanhando a contratação de novos médicos para o atendimento em Santarém.

 

A Semsa reitera o compromisso na prestação de atendimento à saúde de qualidade, humanizada e ininterrupta junto aos santarenos e afirma que não medirá esforços para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.




  • Imprimir
  • E-mail