bio banpara abril 2024

Registrados dois casos de febre Chikungunya , em janeiro, em Santarém

Weldon Luciano - 06/02/2019

No primeiro mês de 2019, Santarém registrou o dobro de casos de Chikungunya e a mesma quantidade de casos dengue durante todo o ano de 2018. Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) em janeiro deste ano foram confirmados 2 casos de Chikungunya. Em 2018, de janeiro a dezembro foram confirmados 1 caso de dengue, 2 de Zika e nenhum de Chikungunya.

 

Em dezembro, um levantamento apresentado pelo Ministério da Saúde já apontava que Santarém e municípios do oeste do Pará apresentam situação de alerta ou com risco de surto para dengue, zika e chikungunya. Os números estão presentes no Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). O município de Monte Alegre é o único com risco para o surto das doenças relacionadas ao mosquito. Belterra, Óbidos, Oriximiná e Santarém são considerados como municípios que apresentam nível amarelo de risco.

 

De acordo com Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)em todo o estado houve redução de 54% nos casos confirmados de dengue, 24% nos casos de Chikungunya e 59% nos casos de Zika.

 

Medidas preventivas

 

A Coordenação Estadual ressalta que a população também deve continuar fazendo a sua parte na prevenção dessas doenças, eliminando os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, principalmente, nesse período chuvoso. Basta seguir as seguintes orientações: guardar as garrafas sempre viradas para baixo; encher pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda; manter bem tampados baldes, tonéis e caixas d’água; guardar pneus ao abrigo da chuva e da água; limpar calhas no telhado; não deixar água parada sobre a laje; colocar o lixo em sacos plásticos bem fechados dentro de uma lixeira tampada; e fazer sempre manutenção de piscinas utilizando produtos químicos apropriados.




  • Imprimir
  • E-mail