pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Rodoviários ignoram ordem judicial, realizam paralisação do transporte público e ocupam frente da Prefeitura de Santarém. Vídeo

Weldon Luciano - 17/01/2019


Rodoviários de Santarém, ignorando ordem judicial, realizam paralisação do transporte público e ocupam frente da Prefeitura de Santarém nesta quinta-feira, 17 de janeiro, caracterizando o segundo dia de protestos. Inicialmente, o movimento paralisou o transporte público e ocupou parte da Avenida Rui Barbosa com boa parte da frota de ônibus da cidade, no trecho que vai do cruzamento com a Avenida Barão Rio Branco até a Praça São Sebastião. Após realizarem manifestação com cartazes e palavras de ordem o grupo decidiu ir em carreata até a frente do Palácio Jarbas Passarinho, sede do poder executivo local, situado na Avenida Anysio Chaves. Uma reunião entre manifestantes e o prefeito de Santarém Nélio Aguiar deve ocorrer durante a noite. 

Equipes da Policia Militar e do Grupo Tático Operacional (GTO), além de agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) estiveram acompanhando a manifestação para garantir a ordem e a segurança de todos, controlando o fluxo. O uso da força policial não feito deviso a interdição das vias não ter ocorrido de forma integral. Parte delas, principalmente os cruzamentos estiveram liberados permitindo o direito de ir e vir dos cidadãos. 

Ordem judicial 

Em decisão assinada pelo Juiz Flávio Oliveria Lauande, da 6ª Vara Cível, a justiça determinou a proibição da paralisação do transporte público de Santarém prevista para ocorrer nesta quinta-feira, das 17 às 19h. Caso a ordem não seja cumprida, está autorizado o uso da força policial para desobstruir as vias do centro comercial. Uma audiência entre as parte deve ocorrer no prazo de 20 dias. 

O documento prevê ainda que seja asseguradas a efetiva prestação do serviço com no mínimo 85% da frota no horário previsto da manifestação por se tratar de um horário de pico e de no mínimo 70% nos demais horários. A desobediência da ordem também acarretaria uma multa de R$ 100 mil aplicável ao presidente do sindicato dos rodoviários e diretores de empresas a cada notícia de descumprimento.




  • Imprimir
  • E-mail