pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Bispo rebate críticas e ressalta que revitalização trouxe mais conforto e segurança a Catedral de Santarém

Weldon Luciano - 26/11/2018

Bispo Dom Flávio Giovenale deixa a diocese de Santarém no dia 11 de dezembro -

O Bispo de Santarém, Dom Flávio Geovenale, durante entrevista ao Portal OESTADONET rebateu as críticas recebidas por parte de fieis e da população sobre as obras de revitalização da Catedral. Muitos consideraram que o espaço foi descaracterizado ao receber um aspecto mais moderno. Dom Flávio defendeu que a intervenção era necessária para assegurar mais conforto e segurança aos frequentadores.

“Traz mais segurança. Claramente, a revitalização teve a intenção de trazer melhorias para o uso do espaço e não recompor o aspecto da igreja como ela era há 200 anos atrás. Era preciso intervir para trazer mais conforto e segurança, deixando-a mais bonita e em condições de uso”, disse o Bispo.

Segundo Dom Flávio, o revestimento das paredes e o novo forro atendem aos padrões de segurança necessários em locais de uso coletivo. Ele relembra que a antiga estrutura, considerada por muitos como tradicional, chegou a ser condenada pelo Corpo de Bombeiros com o risco de incêndios.

“A situação precária do espaço, anterior a reforma, nos obrigou a tomar a decisão de optar pelo que era mais seguro e confortável para os fiéis.  Foi necessária a reparação de todo o sistema elétrico que estava condenando”.

Conforme apurou a reportagem, a revitalização também solucionou um grande problema da Catedral: a grande quantidade de eco produzida no local, que o novo revestimento corrigiu. Uma avaliação de especialistas apontava que a catedral era a que mais apresentava falhas neste aspecto, comparado com outras igrejas na cidade. O novo sistema de som, mais moderno e mais potente deve garantir mais qualidade durante as celebrações.  

Apesar de ter sido reaberta no dia 21 de novembro, a Catedral ainda recebe os últimos ajustes no acabamento. Setores como o altar, por exemplo, ainda estão sendo realizados serviços de acabamento e pintura.




  • Imprimir
  • E-mail