pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Nível do rio Tapajós já começa a subir, em Santarém

Weldon Luciano - 13/11/2018

Rio Tapajós subiu 12 centímetros em 8 dias. -

O rio Tapajós em Santarém, oeste do Pará, atingiu em novembro os menores índices de 2018. Segundo o acompanhamento feito pela Capitania Fluvial, após atingir a marca de 1,56 metro no dia 5 de novembro, o nível passou a aumentar chegando a 1,68 metros nesta terça-feira, 13 de novembro, enquanto em 2017, no mesmo dia verificou-se o nível em 1,80 metro. A mediação é feita diariamente de acordo com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e a análise auxilia na tomada de decisões, a fim de orientar os navegantes quanto às precauções de segurança na navegação.

A medida obtida em novembro demonstra um comportamento diferente dos meses anteriores, quando rio secou com mais intensidade. No iniciou o mês de julho, o rio Tapajós estava com 6,84 metros e encerrou com 6,50 diminuindo 34 centímetros.  Em agosto, a diferença foi de 1,04 metro, já que no começo foi registrado 6,40 metros e no último dia 5,36 metros. No dia 1º de setembro, o Tapajós estava com o nível em 5,36 e no dia 30 ele atingiu 3,96 metros, ou seja, 1,40 metro a menos. Em outubro, ele secou 1,98 metro em apenas 22 dias. 

Comparando com os anos anteriores, nesta mesma data, registrou-se: em 2009 – 1,70m(maior cheia) em  2010 – 0,58 (maior seca), em 2015 – 1,24m, em 2016 - 1,82m. De acordo com a Capitania, a cada ano os níveis se comportam de maneira diferente, o que não dá para inferir se haverá maior cheia ou maior seca, tudo depende da natureza. Atualmente, tem se observado que na segunda quinzena do mês de novemrno, geralmente, o ciclo começa a se reverter, onde se inicia o período de cheia, que muito depende de chuvas na cabeceira do rio.

 

 Orientações para o período

 

A Marinha do Brasil recomenda que os navegantes utilizem os instrumentos de auxílio, principalmente as sondas ou os ecobatímetros, cartas náuticas e principalmente conheçam o trecho a navegar. Atenção especial deverá ser dada à ponta do Cururu, nas proximidades do Balneário de Alter do Chão, onde uma extensa faixa de areia de cerca de 1 Km que avança para o meio do rio Tapajós.

 

Outro ponto importante que requer devida atenção, fica localizado na margem direita do rio Amazonas, conhecido como praia do São Raimundo, a cerca de 5 Km do encontro das águas em Santarém. Nota-se que também no encontro das águas em frente ao município de Santarém está se formando uma nova ilha, onde deverá haver maior cautela na navegação, principalmente no horário noturno. Até o momento, nenhum acidente ou fato da navegação foi registrado em decorrência do nível do rio e a Marinha sempre recomenda cautela na navegação.




  • Imprimir
  • E-mail