Investigação de apreensão de material na Colônia de Pescadores Z-20 segue em sigilo de justiça

Weldon Luciano - 05/10/2018

A 83ª Zona Eleitoral de Santarém informou nesta quinta-feira, 3 de outubro, que as investigações do caso de busca e apreensão na Colônia de Pescadores Z-20, em Santarém, a fim de averiguar uma denúncia relacionada a crime eleitoral de compra de votos tramitam em segredo de justiça, que ficará a cargo do Juiz Rafael Grehs.

“Houve um inquérito, que agora é de caráter sigilo, aonde o mandato foi cumprido na Instituição Z-20, e o processo é feito pela promotoria eleitoral de Santarém. Nesses casos, após a constatação do crime eleitoral, a apreensão do material e a conclusão do inquérito o caso segue, a denúncia é oferecida e o Tribunal Regional Eleitoral julgará o processo que segue em sigilo até que o desembarcador do TRE retire o caráter de sigilo e o processo se torne público”, diz Roberto Costa, Chefe do Cartório Eleitoral da 83ª zona eleitoral. 

De acordo com as denúncias, um candidato teria adquirido cerca de 70 motores de rabeta e enviado para a colônia para que fossem distribuídos nas comunidades de pescadores na região. O material teria a função de angariar votos.

Em nota, o deputado estadual Junior Ferrari, candidato a deputado federal pelo PSD, cujo material de propaganda foram apreendidos na Z-20, diz que as rabetas são fruto de emenda parlamentar de sua autoria, mas não menciona em sua explicação o porquê de material de campanha ter sido aprendido.

O vereador Sílvio Amorim, candidato a deputado estadual pelo PSC, outro que teve material de campanha apreendido pela PF no interior da entidade, diz em nota que a propaganda estava em posse de pessoas que participaram de uma ato de campanha dele, não tendo nenhuma responsabilidade sobre o episódio.

Na diligência, a Polícia Federal conseguiu encontrar 50 desses motores e uma boa quantidade de material de campanha política dentro do estabelecimento onde foram cumpridos os mandados. 
Os responsáveis pela Colônia foram intimados para prestar depoimento na Delegacia de Polícia Federal de Santarém. Os motores e material publicitário foram apreendidos.




  • Imprimir
  • E-mail