Banpara bio maio
TCE evento STM

Movimentação de passageiros no aeroporto de Santarém é menor do que em 2017

Weldon Luciano - 19/08/2018

Movimentação negativa nos números do aeroporto de Santarém permanece pelo segundo ano consecutivo. -

Conforme dados divulgados pelo Setor de Pesquisa e Estatística da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) espera-se uma queda na movimentação de passageiros no aeroporto de Santarém com relação a 2017.  De acordo com o estudo, a movimentação negativa no números de passageiros permanece pelo segundo ano consecutivo.

As informações foram obtidas com base na movimentação de passageiros no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca e pelo Boletim de Ocupação Hoteleira do ano de 2017 Os parâmetros seguidos integram a base do "Plano Encontro", fase II, que trata das metas a serem desenvolvidas até 2025.

Ainda segundo o estudo, 10.281 aeronaves pousaram em Santarém evidenciando uma queda de 17% e 5,66% na quantidade de passageiros com relação ao ano de 2016. Para 2018, o estudo não aponta o quantitativo de aeronaves, mas a estimativa é de 453.841, evidenciando uma queda de 1,54% em relação ao ano de 2017.

Entre os fatores apontados pela queda estão a crise econômica enfrentada no país que gerou um grande número de desempregados, além da mudança na política de despacho das bagagens, aonde as empresas aéreas vendem bilhetes aéreos com preços diferentes para quem viaja com malas o que em muitos casos aumentou significativamente o preço final da passagem, fazendo com que muitos desistissem ou optassem outros destinos.  

Segundo a meta estabelecida pelo “Plano Encontro” o governo municipal traçou a meta de crescimento de 8,5% por ano até 2025, aumentando também investimentos em formação e capacitação de profissionais, além de incentivar melhorias na rede Hoteleira e na infraestrutura turística.  





  • Imprimir
  • E-mail