Verão julho

Samu reúne equipes para celebrar dia do trabalhador em Santarém e recebe visita de ex-secretário regional de governo

Portal OESTADONET - 01/05/2024

José Maria Tapajós, que consolidou a implantação do Samu em Santarém, participou dos festejos de 16 anos do serviço de atendimento móvel de urgência - Créditos: Bena Santana

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Santarém, no oeste do Pará, comemorou, neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, mais um ano de existência no município. Já são 16 anos atuando no atendimento de urgência e emergência à população. Para comemorar a data, foi realizada na manhã desta quarta-feira, uma missão em Ação de Graças, celebrada pelo arcebispo metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman. 

 

A programação em comemoração aos 16 anos da unidade em Santarém contou com a presença das equipes de socorristas, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, atendentes, além de familiares, amigos e convidados. O ex-secretário regional de governo, José Maria Tapajós, esteve lá prestigiando. Quando Zé Maria era prefeito em exercício, em 2009, o Samu comemorou seu primeiro aniversário, tendo sido equipado completamente durante sua interinidade no comando da Prefeitura de Santarém.

 

Na ocasião, Zé Maria deixou uma mensagem aos trabalhadores pelo 1º de maio: “Eu quero aqui me congratular com todo trabalhador e trabalhadora nesse dia 1º de maio. Quando, neste exato momento, tem muitos que estão com força da missão. Estão no trabalho, trabalhando. Outros estão em casa, com a família, descansando. Outros estão em festa, comemorando esse dia. E ao trabalhador e ao trabalhador em todas as áreas, fica aqui o meu reconhecimento pela importância que nós temos que dar sempre a esse povo que conduz o destino do país, do nosso querido Estado do Pará e, em especial, da nossa querida Santa Maria”.

 

 

 

 

 

O Samu atua com três equipes diárias por plantão, estando de prontidão para socorrer todo e qualquer tipo de emergência. A maioria dos casos atendidos pelos socorristas é de vítimas de acidentes. O enfermeiro Joziel Colares, coordenador do Samu em Santarém, lembrou que a unidade no município já atendeu mais de oito mil acidentes de trânsito e 41 mil atendimentos no geral durante todo este período de existência do Samu.

 

“Temos três equipes diárias por plantão. A gente procura sempre não deixar faltar atendimento no nosso setor de urgência e emergência, até porque se a gente trabalha com urgência e emergência, a gente não pode virar as costas. A gente tem que estar sempre de prontidão no momento para servir”, disse Colares.

 

O Samu conta com o apoio de um avião anfíbio para ajudar no transporte de vítimas de outras localidades e três viaturas.




  • Imprimir
  • E-mail